Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Peça de teatro encenada ao vivo no Zoom chega a sua terceira temporada

Por| 09 de Julho de 2020 às 20h30

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

Pandas...ou era uma vez em Frankfurt. Esse é o nome de uma peça de teatro que é encenada de forma online, ao vivo, usando o Zoom. E que agora chega a sua terceira temporada por meio da plataforma de videoconferências, do dia 17 de julho a 30 de agosto, às sextas e sábados, a partir das 20h.

Idealizada pelo diretor Bruno Kott e os atores Mauro Schames e Nicole Cordery, a peça é feita com os artistas isolados em suas próprias casas, usando o Zoom não apenas para encená-la, mas também para interagir com os espectadores após o término. O projeto deu seus primeiros passos em abril. Mauro apresentou o texto à Nicole e tiveram a ideia de fazer esse projeto para um edital. Juntos, fazendo a leitura do texto, Mauro sugeriu Bruno para a direção. Embora Nicole não o conhecesse, topou o desafio de ser dirigida 100% online. E o mais curioso é que os três ainda não se encontraram ao vivo até hoje. E afirmam não ter planos para isso.

Adaptações  

Manter a teatralidade inerente ao texto, estando a um palmo de uma câmera, era o principal desafio para realizar a apresentação. Começaram então longos ensaios diários, estudos de texto e pesquisa de linguagem. Kott trouxe uma proposta de diminuir o texto (a apresentação tem 40 minutos de duração), trouxe conhecimentos tecnológicos e uma proposta estética para a história. O diretor estudou exaustivamente todas as funcionalidades do Zoom e descobriu as melhores formas de usar o aplicativo para criar o storytelling.

Continua após a publicidade

A primeira temporada de Pandas...ou era uma vez em Frankfurt estreou em maio, com ingressos esgotados em todas as sessões. Após todas as apresentações, os atores e o diretor continuam na plataforma para conversar com o público sobre este caminho que estão seguindo. Além disso, os microfones do público ficam ligados – assim é possível acompanhar a reação da plateia. Enquanto isso, Mauro e Nicole estão, cada um em sua casa, fazendo alongamento, aquecimento, limpeza vocal e maquiagem. Toca o terceiro sinal, todos com os celulares desligados em um lugar silencioso e a experiência teatral se inicia.

Custos e capacidade máxima reduzidas

Pensar na parte artística da peça é importante, mas é fundamental não deixar de lado outros aspectos da organização do evento – como a parte financeira, por exemplo. Nesse caso, o diretor Bruno Kott notou algumas diferenças entre planejar um evento presencial e um evento online: “No evento presencial, não é possível planejar sem nenhuma fonte de investimento, ele precisa de dinheiro para ser organizado. Já o evento online, pode surgir de uma outra contrapartida. Ele é mais acessível e você consegue alcançar mais pessoas. Como você está em casa, acredito que seja mais fácil organizá-lo neste formato. Outro ponto positivo das produções online é que você consegue fazer testes envolvendo menos ou quase nenhum custo antes de fazer a grande estreia do seu espetáculo", afirmou.

Continua após a publicidade

Na primeira temporada online de Pandas… ou Era uma Vez em Frankfurt, foram criados dois tipos de inscrição para a peça: o ingresso gratuito e um no valor de R$ 15,00, sendo que esse valor foi revertido para um fundo de técnicos e artistas de teatro que não estão conseguindo trabalhar durante a pandemia. E esse modelo "funcionou muito bem, todas as sessões lotaram”, segundo Bruno. “Nós não monetizamos nada nessa primeira temporada porque entendemos que o país está passando por um problema econômico grande. E, além de tudo, existe essa resistência ao meio, ao streaming.”

Com o público mais familiarizado com a plataforma, a segunda temporada passou a ser inteiramente cobrada, com parte do valor arrecadado sendo revertido para a própria equipe da peça. E agora, para a terceira temporada, o formato permanecerá. No entanto, é válido afirmar que cada sessão tem capacidade para, no máximo, 25 pessoas. Isso acontece para, segundo o diretor, facilitar o debate com o público após o final da peça. “Não adianta chegar em uma plataforma nova, querer lotar a casa e por alguma razão as pessoas não conseguirem acessar e saírem frustradas, porque assim elas nunca mais vão voltar", declarou ele. "Nós precisamos ter o cuidado da formação de público porque uma pessoa que sai dali sem curtir a experiência, vai levar isso para outras pessoas e aquilo passa a ser algo negativo. Fazemos para 25 pessoas justamente por isso. Eu converso com todas no início da sessão e ajudo a configurar. Vou conversando de forma muito íntima para formar esse público, pois ele não é só para a gente, é o público que também vai assistir outras coisas online”, completa.

E sobre o que trata a peça?

Continua após a publicidade

Pandas...ou era uma vez em Frankfurt é uma adaptação do texto teatral A História dos Ursos Pandas Contada por um Saxofonista que Tem uma Namorada em Frankfurt, do dramaturgo romeno Matéi Visniec. Aliás, esse também foi um dos processos da peça: a autorização para encenação nesse formato pelo autor do texto. Matéi respondeu prontamente e elogiou a peça como uma forma de resistência artística.

A peça conta a história de um casal de desconhecidos que acorda na mesma casa. Ambos trazem apenas fragmentos da noite anterior e precisam um do outro para montar esse grande quebra cabeça de sentimentos e memórias. Dialogando através do humor e mistura de elementos da cultura pop, internet, teatro e cinema com o nosso presente, a adaptação do texto traz esta tensão iminente que nos restringe a uma quarentena.

Para assistir, é necessário fazer o download do aplicativo Zoom - a equipe da peça recomenda que a plataforma seja usada no computador, mas também é possível utilizá-la no celular. Já o ingresso pode ser comprado no site da Sympla. No dia da apresentação, o link do Zoom ficará disponível no site e direcionará o usuário automaticamente a peça. É necessário entrar na sala 15 minutos antes para ser recebido pelo diretor na sala, com as recomendações.