Zoom recua e garante que não vai treinar IA com dados de usuários
Por Guilherme Haas • Editado por Douglas Ciriaco |

O Zoom voltou atrás em seu comunicado sobre utilizar dados dos usuários para treinar seus modelos de IA e atualizou os termos de serviço da plataforma de videochamadas para informar que não vai mais coletar esses dados para o treinamento de inteligência artificial.
- IA do Zoom vai resumir reuniões e ajudar a "quebrar o gelo" com colegas
- Zoom lança Clips, função de vídeos pré-gravados para você evitar reuniões
Na semana passada, o Zoom gerou polêmica ao comunicar que só coletaria dados para treinar sua IA com o consentimento dos usuários. No entanto, esse aviso de consentimento aparece logo na entrada de uma reunião; ou seja, o usuário tinha a opção de aceitar a coleta de dados para participar da chamada ou rejeitar a coleta e deixar a videoconferência.
Atualização dos termos de serviço do Zoom
No blog oficial, a empresa anunciou a correção dos termos de serviços da plataforma e reforçou que o “Zoom não usa áudio, vídeo, bate-papo, compartilhamento de tela, anexos ou outras formas de comunicação, como conteúdos do cliente (como resultados de enquetes, quadro branco e reações) para treinar modelos de inteligência artificial doZoom ou de terceiros”.
A companhia informou que atualizou os termos de serviço e as notificações dentro do aplicativo para refletir essa mudança em relação à coleta de dados dos usuários.
No comunicado, o a empresa reitera que “continua comprometido com a transparência e com o objetivo de fornecer as ferramentas necessárias para você tomar decisões informadas sobre a sua conta Zoom. Valorizamos sua privacidade e trabalhamos continuamente para aprimorar nossos serviços, respeitando seus direitos e preferências”.
IAs do Zoom
O Zoom oferece dois modelos de IA generativa em sua plataforma de videoconferências: o IQ Meeting Summary e o IQ Team Chat Compose. Em caráter experimental e gratuito, esses recursos oferecem resumos automatizados de reuniões e composição de bate-papo com tecnologia de inteligência artificial.
As ferramentas de IA precisam ser habilitadas e acionadas em uma chamada pelos proprietários ou administradores da conta no Zoom. Já os demais participantes da reunião são notificados, através de um aviso pop-up, quando um serviço de IA é utilizado.
Veja também nove dicas para usar o Zoom com mais segurança.