Publicidade

YouTube Shorts começa a exibir propagandas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Abril de 2022 às 17h45

Link copiado!

Divulgação/YouTube
Divulgação/YouTube
Tudo sobre YouTube

Quase dois anos após seu lançamento, o YouTube Shorts enfim começará a exibir publicidade entre vídeos. Segundo uma reportagem da Bloomberg, a plataforma iniciou testes com o formato de monetização e pede para que anunciantes forneçam feedback sobre a ferramenta.

Neste primeiro momento, os anúncios que devem embarcar o YouTube Shorts em maioria serão relacionados a apps e jogos para celular. A publicidade deve aparecer entre um vídeo e outro, durante uma navegação comum no app.

Continua após a publicidade

Não ficou claro, porém, se a publicidade do YouTube Shorts terá um tempo mínimo de visualização — tal qual acontece nos vídeos tradicionais. Se não tiver, anúncios direcionados poderão ser pulados com um simples gesto, porém, isso compromete o tempo de atenção dado pelo usuário, potencialmente minimizando a influência da publicidade.

O formato de vídeos curtos do YouTube foi lançado em setembro de 2020, em uma tentativa de abocanhar parte do sucesso do TikTok. As criações nesse formato são exibidas na vertical e só em abril deste ano que elas começaram a ser distribuídas no app para tablets e na versão web, acessível pelo PC.

30 bilhões de visualizações diárias

Apesar do início complicado, o YouTube Shorts atualmente acumularia mais de 30 bilhões de visualizações diárias, segundo o Google. Tamanha audiência poderia impulsionar os ganhos da plataforma com a distribuição de propaganda, uma das principais fontes de receita da empresa.

Continua após a publicidade

Quanto ao alcance da publicidade no Shorts, a reportagem não deixa claro — é possível, portanto, que a implementação seja global. Logo, usuários devem se deparar com anúncios durante a visualização de vídeos.

Fonte: Bloomberg