Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

YouTube muda o app para celular e melhora acessibilidade de vídeos

Por| 27 de Outubro de 2020 às 07h30

Link copiado!

Charles Deluvio/Unsplash
Charles Deluvio/Unsplash
Tudo sobre YouTube

O YouTube anunciou uma série de mudanças em seu app para celular com alguns recursos para facilitar a vida dos usuários. Entre as novidades estão uma navegação mais fácil entre capítulos em vídeos, opções de legendas e reprodução automática mais acessíveis, gestos para ativar e desativar o modo em tela cheia, sugestão de ações e até um lembrete para lembrar que é hora de ir para a cama.

A primeira grande novidade é uma nova listagem dos capítulos de vídeos no aplicativo para celular. Agora, ao tocar em um trecho, o app do YouTube exibe os capítulos disponíveis para navegação, permitindo ir direto ao ponto desejado.

A lista inclui não só o nome dado para cada trecho, como também o tempo de início e uma miniatura do vídeo no momento destacado.

Continua após a publicidade

A segunda novidade simplifica o acesso a recursos como reprodução automática e legendas no app, ambos movidos para o topo do reprodutor de vídeos. O primeiro saiu da lista de conteúdos sugeridos — o Google informou que testará uma ideia semelhante no desktop. Já as legendas saíram do submenu de opções.

Em testes na redação, a mudança ainda não foi liberada para todos os aparelhos. Nas capturas de tela publicadas pelo Google, os novos botões substituem os atalhos para compartilhamento e inclusão em listas de reprodução, que continuam disponíveis abaixo da descrição do vídeo.

Gestos e comandos contextuais

O acervo de controles por gestos no YouTube ganhará uma nova opção em breve. Para expandir um vídeo para o modo de tela cheia será preciso apenas deslizar o dedo para cima na área do conteúdo.

Continua após a publicidade

Para voltar ao modo de exibição com o título e nome do canal bastará fazer o gesto inverso, deslizando o dedo para baixo. Um novo controle já disponível no app do YouTube é o de alternar entre o tempo que falta e o transcorrido na reprodução, basta tocar na informação para mudar a opção exibida.

Outra novidade durante a reprodução de vídeo são as novas ações sugeridas. Segundo o YouTube, dependendo do contexto, o aplicativo irá sugerir opções como rotação ou reprodução no modo de realidade virtuai.

Continua após a publicidade

O último recurso é uma opção de “Lembrete da hora de dormir”. A ferramenta exibe um alerta que ocupa a maior parte da tela, a partir de um horário definido pelo próprio usuário, para avisar que é hora de parar e ir para a cama.

O YouTube anunciou que as mudanças já estão sendo disponibilizadas nos aplicativos para Android e iOS.

Fonte: YouTube