Publicidade

YouTube bloqueia vídeos que ficaram populares demais? Entenda a confusão

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  |  • 

Compartilhe:
Christian Wiediger/Unsplash
Christian Wiediger/Unsplash
Tudo sobre YouTube

O YouTube recentemente removeu vídeos ditos como “populares demais” da plataforma e se envolveu numa polêmica nas redes sociais. Em um novo aviso de “vídeo indisponível”, o site diz que o conteúdo foi acessado muitas vezes e, por conta do número máximo de visualizações, precisou ser bloqueado.

A polêmica circula as lives gravadas nas recentes manifestações antivacina feitas no Canadá, cuja participação ficou marcada pela presença de caminhoneiros. Um dos vídeos do evento não está mais disponível para mais espectadores; no lugar, o YouTube informa: “Esse vídeo é popular! Devido ao histórico limitado do criador [de conteúdo], estamos limitando o número de visualizações. Se inscreva neste canal para ajudar este criador a ter audiência maior”.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Contudo, embora pareça que a medida sirva para conter a disseminação de desinformação sobre covid-19, na verdade, ela existe por causa da quantidade de usuários inscritos no canal. Desde setembro de 2021, transmissões ao vivo feitas no YouTube pelo celular tem alcance limitado para canais com menos de 1 mil inscritos.

Em contato com o Mashable, o YouTube esclarece que o alcance limitado de transmissões feitas pelo celular serve para “prevenir abuso e limitar aqueles que procuram espalhar rapidamente conteúdo nocivo”. “A política é ampla e afeta toda a plataforma, ou seja, mesmo que uma determinada transmissão não seja abusiva ou dissemine conteúdo nocivo, essa mensagem aparecerá se ele tiver menos de 1 mil inscritos”, pontuou a empresa.

Essa mesma restrição aconteceu com um canal de mushing (modalidade esportiva de trenó com cachorros). No dia em que foi publicado, espectadores comentaram no Twitter que o vídeo estava indisponível devido o “histórico limitado do criador de conteúdo”, tal qual aconteceu com o clipe dos protestos no Canadá.

Para que serve a limitação de views?

Para o YouTube, a restrição de visualização em lives feitas pelo celular tem diferentes finalidades:

  • Quando um canal é removido, a restrição de views numa live evita que ele faça uma “transmissão de vingança” e alcance seu antigo público
  • Evita a transmissão de conteúdo protegido por direitos autorais na plataforma, como filmes, Jogos Olímpicos, clipes, shows e outros

Porém, embora a finalidade seja útil para evitar a violação de outros termos da plataforma, a mensagem encontrada por espectadores não é muito clara — afinal, dizer que um vídeo "é popular" e por isso cortar as visualizações dele não explica o que está acontecendo e pior: abre margem para especulações, como aconteceu nas redes sociais recentemente. Felizmente, o porta-voz que conversou com o Mashable admitiu que o aviso do app "pode ser confuso" e afirma que a empresa já trabalha em uma atualização.

Continua após a publicidade

Fonte: Mashable

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*