Xiaomi divulga cronograma global para chegada do HyperOS
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco | •
A Xiaomi publicou um cronograma global da chegada do HyperOS, seu novo sistema operacional, aos aparelhos da empresa. A princípio, o calendário cobre apenas o primeiro trimestre de 2024, mas já é possível conhecer os dispositivos que vão receber a atualização durante a leva inicial.
Em publicação no X (antigo Twitter), a fabricante chinesa revelou os oito modelos que receberão o novo sistema operacional entre janeiro e março do próximo ano. São eles:
- Xiaomi 13 Ultra;
- Xiaomi 13 Pro;
- Xiaomi 13;
- Xiaomi 13T Pro;
- Xiaomi 13T;
- Redmi Note 12;
- Redmi Note 12S;
- Xiaomi Pad 6.
Vale lembrar que a linha Xiaomi 14, lançada em outubro na China e com distribuição global prevista para o início de 2024, já tem o HyperOS instalado.
A janela inicial contempla alguns aparelhos mais recentes e a empresa confirmou que “os planos de lançamento para outros modelos serão anunciados posteriormente”. Portanto, quem possui um celular mais antigo das linhas Xiaomi ou Redmi precisa esperar mais do que um trimestre para baixar o update.
HyperOS estreia no POCO F5
Subsidiária da Xiaomi, a POCO também vai receber a atualização, mas segue um calendário separado da empresa-mãe. A marca confirmou no X que o modelo POCO F5 será o primeiro a ser atualizado, mas ainda não estabeleceu uma data para a chegada.
O que é HyperOS?
HyperOS é o novo sistema operacional dos aparelhos da Xiaomi, substituindo a antiga interface MIUI. A base ainda é o Android, mas o SO foi incorporado com um software de Internet das Coisas (IoT) chamado Vela, desenvolvido pela própria empresa.
Algumas das novidades incluem a opção de desinstalar bloatwares (aplicativos pré-instalados na configuração de fábrica), novo painel de controle similar ao do iOS, personalização da tela de bloqueio e novo app de galeria. O sistema também é instalado em outros produtos da empresa, como o relógio Redmi Watch 4.