Publicidade

Windows 95 vira aplicativo para versões recentes do Windows, Linux e macOS

Por| 23 de Agosto de 2018 às 14h07

Link copiado!

Windows 95 vira aplicativo para versões recentes do Windows, Linux e macOS
Windows 95 vira aplicativo para versões recentes do Windows, Linux e macOS

Se as saudades do Windows 95 vieram à tona, que tal instalar o antigo sistema como se fosse um programa qualquer dentro do seu SO atual?

Tal como as façanhas de rodar sistemas mais antigos da Microsoft em smartwatches em outros diversos e inusitados tipos de dispositivos tecnológicos, um desenvolvedor foi capaz de compactar todo o Windows 95 em um aplicativo instalável para as versões modernas do Windows, Linux e macOS.

Quem está por trás deste curioso programa é Felix Rieseberg, desenvolvedor na Slack, que utilizou o framework electron para desenvolver uma versão compacta do nostálgico sistema operacional, além de ter publicado o todo código-fonte do projeto em seu repositório no Github.

Continua após a publicidade

O aplicativo do Windows 95 roda normalmente programas como o MS Paint e WordPad, além de contar com os jogos Paciência e Campo Minado. No entanto, recursos relacionados à conexão com a internet não funcionarão — portanto, nada de Internet Explorer para "surfar na web".

Complementarmente, o programa conta com algumas funções de configuração de emulação, que podem ser acessadas na parte superior do aplicativo, caso seja necessário mudar algumas preferências básicas do sistema operacional.

Para utilizar o app do Windows 95, acesse este site. Feito isso, faça o download do instalador correspondente ao seu sistema operacional atual e complete a instalação normalmente.

Fonte: TheVerge