Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Windows 10 não terá mais o Paint 3D em novas instalações

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 12 de Março de 2021 às 16h30

Link copiado!

Microsoft/Reprodução
Microsoft/Reprodução

O Paint se tornou um clássico software no Windows por sua simplicidade — e eventualmente ser a única forma de entretenimento em tempos com internet menos presente. A Microsoft tentou manter o legado no seu sucessor espiritual, o Paint 3D, incluindo-o nativamente no Windows 10. Sem sucesso, a gigante decidiu recuar e não o fornecerá por padrão em futuras instalações.

Tanto o Paint 3D, quanto o 3D Viewer (dedicado à visualização das criações do Paint), estão de fora do pacote inicial de softwares que embalam instalações do Windows 10. Ambos foram introduzidos numa atualização lançada em 2017, batizada de Creators Update, e não chegaram nem perto de alcançar a popularidade do Paint original, que deixou de ser software nativo em 2017.

"3D Viewer e Paint 3D não serão mais incluídos em instalações limpas das mais recentes versões do programa Insider Preview. Ambos ainda estarão disponíveis na Microsoft Store e permanecerão no seu dispositivo após a atualização do SO. Então, se você atualizou seu PC normalmente, você não deve ver as alterações na sua lista de apps.", explica a Microsoft na descrição da atualização.
Continua após a publicidade

De acordo com a Microsoft, o Paint 3D teve sua importância em suas primeiras aparições. Contudo, a evidente falta de propósito foi o suficiente para manter o app no esquecimento, levando o visualizador no processo.

A descoberta vem da versão 21332 do Windows 10 para testes do programa Windows Insider. Provavelmente, a atualização referente a esse pacote na distribuição estável trará a mesma novidade, visto que a mudança foi devidamente descrita no arquivo changelog do sistema operacional — descartando a possibilidade de ter sido um erro pontual.

Os usuários do Paint 3D não ficarão desamparados, porém. A aplicação continuará disponível na Microsoft Store e receberá algumas atualizações. Contudo, o recuo sinaliza que a gigante não tem planos tão ambiciosos para o software e é, de fato, o primeiro passo para que seja descontinuado.

Continua após a publicidade

Fonte: GHacks