Publicidade

WhatsApp testa esquema de pré-visualização de imagens igual ao do Telegram

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Abril de 2021 às 15h03

Link copiado!

Aarn Giri/Unsplash
Aarn Giri/Unsplash
Tudo sobre WhatsApp

O WhatsApp pode ser o mensageiro mais popular no Brasil, mas está longe de ser o pioneiro em termos de recursos. A mais recente adição na versão de testes do app copia o Telegram, um dos seus maiores concorrentes, na pré-visualização de fotos enviadas ou recebidas em conversas.

A descoberta foi feita no programa de testes do iOS, atualmente fechado para novos participantes, e teve capturas de tela divulgada pelo site WABetaInfo. A visualização prévia de mídia, aquela exibida antes de você abrir a imagem no plano principal, antes era apresentada em um quadrado; na nova versão, ela toma forma retangular, esticada para cima, mostrando a imagem praticamente completa.

Essa mesma proporção de exibição é adotada no Telegram e harmoniza bem com o padrão de displays dos celulares mais recentes — cujas proporções ultrapassaram a barreira do widescreen (16:9). O formato mais espichado dispõe maior quantidade de pixels na vertical, consequentemente, com mais espaço disponível para conteúdo.

Continua após a publicidade

Vale ressaltar que a mudança da pré-visualização de mídia é estritamente visual. Ainda assim, não deixa de ser uma boa melhoria para a experiência geral com o mensageiro do Facebook em termos de compartilhamento de imagens.

As várias inspirações

Continua após a publicidade

Abordagem semelhante ao Telegram também já aconteceu em outras ocasiões. Quando o mensageiro azul começou a ganhar relevância, o WhatsApp correu atrás de um dos seus principais recursos: a criptografia de ponta a ponta.

Posteriormente, o limite para a quantidade de integrantes de um grupo também aumentou, junto das melhorias de gerenciamento para administradores. Mais recentemente, as mensagens temporárias chegaram ao WhatsApp e, embora não apresentem a mesma versatilidade que as do Telegram, são uma alternativa interessante para conversar sobre assuntos com a certeza de que o papo será excluído sozinho depois.

Outra "inspiração" encontrada nas versões de testes está na reprodução acelerada de áudio. Desde a introdução da comunicação por voz, nunca foi possível acelerar o conteúdo da mensagem por meios normais — e, por vezes, os usuários recorriam ao mensageiro vizinho para aproveitar a ferramenta. Em versões de testes também flagradas pelo WABetaInfo, o WhatsApp permite essa mudança e é capaz de tocar um áidio até duas vezes mais rápido que a gravação original.

Como sempre, por se tratar de uma ferramenta ainda em testes, não há previsão para a sua chegada na versão estável do WhatsApp. A mudança ainda não foi vista em celulares Android, mas é provável que também apareça no sistema do Google. Por agora, resta aguardar por atualizações.

Continua após a publicidade

Fonte: WABetaInfo