WhatsApp testa importar a foto de perfil do Instagram, mas medida traz risco
Por Emanuele Almeida | •

O WhatsApp prepara um recurso para importar fotos de perfil diretamente do Facebook ou do Instagram. Segundo o site WABetaInfo, a atualização 2.25.21.23 do mensageiro para Android amplia as opções de escolher a imagem da conta, mas a nova ferramenta ainda está em fase de testes, sem previsão de liberação para todos os usuários.
Atualizações recentes do WhatsApp para Android já permitiram adicionar um avatar 3D ao perfil, com efeitos de animação como o “cara ou coroa”. Com o novo recurso, a Meta busca integrar as fotos usadasem outras contas para oferecer mais possibilidades no mensageiro.
Antes, para usar uma imagem do Facebook ou Instagram no WhatsApp, o usuário precisava fazer o download manualmente ou tirar uma captura de tela para definir como foto de perfil.
Como vai funcionar
Nos testes identificados, a opção de importar fotos do Facebook e Instagram aparece nas configurações, na seção de edição de perfil, onde é possível alterar a foto.
As opções de importação dessas redes sociais surgem ao lado das alternativas já disponíveis: avatar, imagem gerada por IA, câmera e galeria.
Novo recurso pode trazer riscos
Apesar de ainda estar em testes, o novo recurso pode apresentar riscos. Muitos criminosos utilizam fotos de perfis em redes sociais para criar contas falsas no WhatsApp e enganar vítimas.
Nesse contexto, a importação de fotos de perfil do Facebook ou Instagram pode dificultar na hora de identificar contas falsas, já que a mesma imagem pode ser replicada em diversos números.
Atualmente, o WhatsApp bloqueia capturas de tela das fotos de perfil no aplicativo para evitar a duplicação em contas falsas. Com a nova função, essa medida de segurança pode perder eficácia no combate a fraudes.
Leia mais:
- WhatsApp ganha nova opção para gerar imagens com IA nas conversas
- Como adicionar a Meta AI no grupo do WhatsApp
- Como conversar com a Meta AI? Conheça 5 prompts úteis para o chatbot
VÍDEO: Quanto de memória você realmente precisa no celular em 2025?