WhatsApp prepara novo recurso para evitar que você seja hackeado

WhatsApp prepara novo recurso para evitar que você seja hackeado

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Agosto de 2022 às 11h49
Alesia Gritcuk/Unsplash. Montagem: Caio Carvalho

O WhatsApp prepara uma forma de proteger usuários de logins não autorizados. Um alerta encontrado em desenvolvimento no app para Android pedirá ao usuário que verifique a autenticidade de uma tentativa de cadastro em outro celular por meio da confirmação de dados como nome do aparelho e o horário em que o acesso aconteceu.

A função servirá como último recurso para evitar acessos indevidos, útil em ocasiões em que o código de verificação foi violado — caso tenha sido enviado por engano, por exemplo. O aviso do app pedirá uma confirmação para “mover a conta do WhatsApp para outro celular” e, abaixo, permitirá rejeitar a conexão recente ou autorizá-la.

O alerta servirá como última camada de segurança antes de autorizar o login em outro celular (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Não se sabe como esse recurso vai funcionar na prática — se o alerta só será emitido caso o aparelho principal esteja ligado, ou se o usuário precisará do primeiro celular para autorizar a migração independentemente do momento. Não está claro, também, se será necessário habilitar essa última camada de segurança no app ou se ela será ativada por padrão.

Em desenvolvimento

É uma função ainda em construção, então nem testadores têm acesso a ela por enquanto. Por ser uma adição valiosa, provavelmente a empresa destacará a estreia do recurso no programa de testes e no lançamento definitivo.

Nas próximas semanas ou meses, essa mesma função deve ser encontrada no aplicativo para iOS. No PC, o recurso não deve ser disponibilizado, uma vez que o dispositivo tem menos prioridade no gerenciamento da conta do WhatsApp.

Fonte: WABetaInfo

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.