WhatsApp poderá transcrever áudios no Android
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |
O WhatsApp prepara um recurso para transcrever mensagens de áudio no próprio app para Android. Vale lembrar que a opção já existe na versão para iOS desde o ano passado, mas não havia previsão de chegada ao Sistema Operacional do Robozinho.
O site TheSpAndroid localizou algumas informações no código da versão Beta do Zap que indicam o desenvolvimento da novidade. Uma das linhas diz que o mensageiro usa o mecanismo de reconhecimento de fala do próprio celular para converter o áudio em texto e permite ler o resultado antes mesmo de reproduzi-lo, nos mesmos moldes do iOS.
O recurso viria em troca de uma quantia de espaço no celular — estima-se que seria necessário baixar 150 MB de dados para ativar a função. Não é algo superpesado, mas pode ser um problema em aparelhos mais antigos e com memória em disco mais limitada.
A ferramenta ainda está na fase de desenvolvimento, mas tem potencial para chegar como uma das principais novidades do mensageiro no ano. Algumas plataformas de comunicação como Telegram e Slack já possuem o recurso, mas o WhatsApp ainda exige o uso de plataformas de terceiros com IAs e bots para transformar um áudio em texto.
Uma opção nativa, portanto, simplificaria essa tarefa e dispensaria o uso de uma plataforma externa. Os áudios fazem parte da rotina de quem usa o Zap, mas sempre existem as situações em que não é possível reproduzir uma mensagem imediatamente, então a transcrição preenche essa lacuna.
Disponibilidade
A transcrição ainda não está perto de virar realidade no Android: o serviço ainda precisa passar por testes na versão Beta para, enfim, ser lançado no app estável. Além disso, não há garantia de que chegue ao Brasil o quanto antes, pois nem mesmo a transcrição para iOS está disponível em português e não existe uma previsão de chegada por aqui.
Enquanto isso, você pode conferir alguns bots que convertem áudios para texto no aplicativo.
Fonte: TheSpAndroid