WhatsApp mostrará mensagens antigas do grupo para quem acabou de entrar no chat
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Bruno De Blasi |

O WhatsApp anunciou nesta quinta-feira (19) um ajuste que permite mostrar o histórico recente da conversa para novos participantes de um grupo. Dessa forma, quem entra no chat consegue acompanhar as últimas discussões sem que outras pessoas precisem recapitular.
- WhatsApp terá opção para enviar spoilers por mensagens ocultas, mostra portal
- Tem como buscar grupos de WhatsApp por assunto?
A novidade já estava em testes na versão Beta desde o começo do ano e foi oficialmente liberada pela Meta — a distribuição é gradual, então mais contas devem receber o recurso nos próximos dias.
O que muda?
Antes, quando uma pessoa entrava num grupo, não era possível recuperar as últimas mensagens antes da chegada desse número. Caso alguém tivesse saído do chat, ainda era possível recuperar o que havia no histórico de conversas daquela, mas o app não mostrava nada depois disso.
O novo recurso permite mostrar de 25 a 100 mensagens mais recentes do grupo, o que traz um pouco de contexto quando outra pessoa ingressar no chat. É uma alternativa para não “cair de paraquedas” numa conversa em andamento e acompanhar o que já foi dito.
O histórico recente evita que outras pessoas tenham que encaminhar as últimas mensagens ou tirar um print do chat.
Como funciona
É possível liberar o histórico ao adicionar um novo contato ao grupo — qualquer pessoa (seja administrador ou não) consegue liberar a opção na hora do convite, mas os admins também podem controlar quem tem acesso à ferramenta.
Vale destacar que o recurso não é automático. O WhatsApp envia uma notificação na tela a todos os participantes para informar a data e o horário em que o histórico foi criado, além de exibir as mensagens antigas com um visual diferente do chat atual.
Siga estes passos para usar o recurso:
- Abra a tela com os detalhes de um grupo;
- Selecione “Adicionar”;
- Escolha os contatos que serão inseridos;
- Habilite “Enviar histórico de mensagens”;
- Adicione as contas.
Leia também: