WhatsApp libera IA para resumir conversas no Brasil; entenda como funciona
Por André Lourenti Magalhães |

A Meta anunciou nesta terça-feira (13) a chegada do recurso para resumir conversas do WhatsApp com IA no Brasil. A solução foca em privacidade e a empresa garante que as mensagens não poderão ser acessadas por terceiros.
- Como usar o Meta AI no WhatsApp: Guia Prático
- Afinal, a Meta AI lê as mensagens e grupos do WhatsApp? Não é bem assim
O resumo coleta todos os recados não lidos dentro de um chat e cria um destaque rápido com o Meta AI sobre os pontos mais importantes, separados numa lista de marcadores. A opção ainda destaca os nomes dos contatos para facilitar a compreensão durante a leitura.
A ferramenta foi lançada nos Estados Unidos em junho deste ano e aos poucos ganha novos idiomas compatíveis, incluindo o português. É uma alternativa interessante para alguém se atualizar após longos períodos de ausência do mensageiro, como uma viagem ou tempo sem acesso ao celular.
Como funciona a privacidade?
Os resumos operam com a tecnologia de Processamento Privado da Meta, criada para garantir que apenas o usuário terá acesso às informações geradas pela IA. As mensagens são analisadas numa nuvem privada, então a Meta e o WhatsApp não têm acesso ao conteúdo.
Além disso, outras pessoas na conversa não são informadas de que os resumos foram usados. A ferramenta é desativada por padrão e pode ser desabilitada manualmente a qualquer momento — para usá-la, basta abrir uma conversa com mensagens não lidas e conferir se a opção está disponível.
Quem pode usar a novidade?
De acordo com a Meta, o recurso terá distribuição gradual, então mais pessoas devem receber a função nos próximos dias.
Leia também:
- Tem como desativar a Meta AI no WhatsApp? Não, mas você pode usar esses truques
- Calculadora no WhatsApp: veja como fazer contas pelo Meta AI
- Como usar o tradutor de mensagens do WhatsApp
VÍDEO: aprenda a agendar reuniões pelo WhatsApp