Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Whatsapp imune a travas existe? Saiba como isso funciona e se a promessa é real

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Dezembro de 2021 às 16h52

Link copiado!

Bruno Salutes/Unsplash
Bruno Salutes/Unsplash
Tudo sobre WhatsApp

O "Trava Zap" é uma prática que causa muita dor de cabeça em usuários, por isso muita gente está em busca de um WhatsApp imune a travas. Embora isso não exista no aplicativo oficial, muitas versões paralelas oferecem o sistema antitravamento como um diferencial para atrair os interessados em ter uma segurança extra.

O WhatsApp imune a trava é uma modificação do popular mensageiro com recursos extras para garantir a proteção aos códigos maliciosos que congelam o seu app. A promessa é evitar que você seja vítima dos trava zaps e ainda use outras funcionalidades que não são nativas do app original, como a possibilidade de trancar conversas individualmente com senha e a personalização visual de cores, fontes, temas e animações.

Continua após a publicidade

WhatsApp imune a travas funciona?

A imunidade aos travamentos é apenas uma das funcionalidades do WhatsApp GB, por exemplo, já mencionado em texto aqui do Canaltech como uma das versões paralelas mais populares do mercado brasileiro. Além de evitar o travamento por códigos via chat, o app ainda promete evitar:

  • travamentos por fotos
  • travas por documentos
  • travamento por cartões de contato

Outras modificações também prometem ser imunes a trava zap, além do GB, tais como:

Continua após a publicidade
  • WhatsApp Plus
  • FM WhatsApp
  • WhatsApp You
  • WhatsApp Rinnegan
  • WhatsApp AERO

Por serem versões não autorizadas, esses softwares não podem ser baixado em nenhuma loja oficial, mas somente via APK descarregado dos sites dos desenvolvedores. Esse tipo de arquivo não passa por nenhuma verificação de vírus, backdoors ou outros malwares, portanto pode roubar dados ou facilitar uma invasão ao seu telefone celular.

Em geral, todos eles possuem a mesma base e mais uma dezena de outras modificações secundárias, cuja diferença são apenas mudanças cosméticas como visuais únicos e temas personalizáveis. O que há de comum entre todos os mencionados é a promessa de não estarem sujeitos a rajadas de travamento, algo impossível de ser comprovado na prática, pois não existe nenhum detalhamento de como esse "sistema antitrava" funciona.

Continua após a publicidade

Na maioria das vezes, o recebimento de um trava zap obriga a completa reinstalação do aplicativo, o que pode ocasionar a perda do histórico de mensagens, das mídias, fotos e links gravados. O ideal é fazer backup regular dos seus conteúdos para não perder em situações como essa.

Cuidado com WhatsApp modificado

Para usar esses apps modificados, você vai precisar de um número de telefone e uma conta já criada no WhatsApp. Embora pareçam soluções bastante indicadas para sair das limitações do app oficial, o uso desses APKs modificados é ilegal e pode fazer o usuário perder a conta.

"Esses apps não oficiais foram desenvolvidos por outras empresas e violam nossos Termos de Serviço. O WhatsApp não é compatível com esses apps porque não podemos validar as medidas de segurança implementadas por eles", explicou um porta-voz da companhia. Portanto, o uso pode resultar em um banimento temporário e, caso o usuário não mude para a versão oficial do WhatsApp, a conta pode ser excluída permanentemente.

Continua após a publicidade

Além disso, é impossível saber se esses softwares usam algum sistema de segurança — em muitos casos, elas transitam por servidores do desenvolvedor do app, sem qualquer proteção —, diferentemente da criptografia de ponta a ponta do WhatsApp original. As pessoas ainda podem usar o app modificado para roubar senhas de banco, acessar logins de serviços ou até obter acesso aos arquivos do telefone.

O site oficial do "projeto" é tão duvidoso que a própria Kaspersky bloqueia o endereço para que os usuários da suíte de segurança da companhia não o acesse. Isso significa que a página foi marcada por distribuir malware ou códigos maliciosos que podem trazer transtornos ao usuário.

Continua após a publicidade

Para evitar o trava zap, a solução mais adequada é seguir algumas dicas básicas de segurança. Outra alternativa é pressionar os desenvolvedores do WhatsApp para que lancem uma atualização definitiva que impeça o travamento por mensagens, fotos ou cartões de contato. Lembre-se: não adianta prevenir travamentos e dar seus dados de bandeja para pessoas com más intenções.