WhatsApp facilita transferência de chats entre celulares
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco |

A transferência de chats sem depender de backup da nuvem finalmente chegou ao WhatsApp. Nesta sexta-feira (30), o CEO da Meta Mark Zuckerberg oficializou a novidade que permite migrar o histórico de chats de um celular para outro localmente, mas ainda não há data para liberação definitiva.
- WhatsApp Beta começa a liberar criação de canais para usuários comuns
- WhatsApp Beta para Windows libera videochamadas com até 32 pessoas
Como previsto na versão de testes, a transferência entre dispositivos acontece pelo simples escaneamento de um QR Code ao configurar um novo celular. O processo promete ser mais rápido que o upload/download a partir do armazenamento da nuvem, além de poupar você de eventuais dores de cabeça causados por backups atrasados.
"Se você quiser migrar seus chats do WhatsApp para um novo celular, pode fazer isso com mais privacidade sem que seus papos saiam de seus dispositivos", descreveu. Em vídeo, o CEO demonstrou como o recurso funciona.
Atualmente, a transferência de chats entre dispositivos acontece só entre aparelhos com o mesmo sistema operacional (de Android para Android, de iPhone para iPhone). É possível migrar o histórico de papos entre ecossistemas, mas o passo a passo é diferente.
Sem data de lançamento
Mark Zuckerberg não disse quando a função de transferência de chats vai ser liberada para o público geral, mas o post do CEO sugere que não deve demorar muito tempo para isso acontecer. Atualmente, só testadores podem experimentar o recurso no WhatsApp Beta.
Quando o recurso estiver disponível, você poderá encontrá-lo em Configurações > Conversas > "Transferência de chats" no celular antigo. No aparelho de destino, a opção estará disponível durante o processo de instalação do app.