WhatsApp tem novo modo escuro e explica por que ficou mais verde
Por Guilherme Haas • Editado por Douglas Ciriaco | •
Nas últimas semanas, o WhatsApp recebeu atualizações de design no Android e no iOS com uma nova paleta de cores para ficar mais verde, um novo modo escuro ainda mais escuro, alterações no posicionamento de botões e recursos, além de novas ilustrações, ícones e animações. Agora, a líder de design do WhatsApp, Idit Yaniv, comentou as decisões por trás dessas mudanças em uma publicação no blog oficial da companhia.
- Como escrever em negrito, itálico e tachado no WhatsApp
- Como fazer figurinhas no WhatsApp | Guia Prático
Segundo a executiva, a filosofia de design do mensageiro é baseada na simplicidade, confiabilidade e privacidade, com o objetivo de criar uma experiência que seja intuitiva para todos os usuários — independente de sua experiência digital.
Princípios de design do WhatsApp
Na publicação, Idit Yaniv conta que três princípios guiaram a equipe no desenvolvimento do novo visual durante a fase de pesquisas e debates: o WhatsApp precisa ser “moderno, acessível e simples”.
“A forma como abordamos mudanças no WhatsApp coloca o usuário no centro de tudo. Consideramos vários níveis de conectividade e alfabetização digital para manter o WhatsApp acessível, e somos cuidadosos com mudanças que afetam a memória muscular das pessoas”, afirma a Head de Design.
O post apresenta uma evolução do visual do mensageiro ao longo dos anos e destaca que o design precisava acompanhar o crescimento do produto — tanto em número de usuários quanto em recursos do aplicativo.
A executiva comenta também cada detalhe do novo visual do WhatsApp, como a paleta de cores, a mudança na barra de navegação, os filtros de conversa e o plano de fundo das conversas.
WhatsApp mais verde
Segundo Yaniv, mais de 35 interações de cores diferentes foram consideradas no processo de atualização do visual até chegar a “uma paleta que permite pares de cores harmoniosos em todo o aplicativo”. Com isso, o WhatsApp está mais verde — especialmente no iPhone, onde costumava ter o azul como tom de destaque —, o que aproxima o estilo do aplicativo em todas as plataformas nas quais ele está disponível.
Novo modo escuro
O modo escuro do mensageiro também foi modificado no novo layout. “Ficamos sabendo que as pessoas gostariam de um modo escuro mais escuro. Nós focamos em maior contraste e tons mais profundos para reduzir o cansaço visual em ambientes com pouca luz”, revela a Head de Design.
Barra de navegação e filtros de conversa
Yaniv destaca ainda a nova barra de navegação inferior no Android, criada para facilitar o acesso e a navegação entre as diferentes abas do aplicativo — sendo elas as conversas, atualizações, comunidades e chamadas.
Essa mudança permitiu que a equipe utilizasse a parte superior dos chats para incluir filtros. “Mover a barra de navegação no Android para a parte inferior nos permitiu criar filtros para ficarem no topo da lista de conversas, para que as pessoas possam encontrar facilmente as conversas certas sem percorrer toda a caixa de entrada”, contou a executiva.
Já na versão para iOS, uma mudança no layout de anexos transformou o menu em tela cheia para uma bandeja expansível que reúne as opções de envio de fotos, documentos, enquetes, entre outros recursos.
Ícones, ilustrações e plano de fundo
O novo visual do WhatsApp traz ainda atualizações nos ícones, ilustrações e animações, que ganharam um estilo arredondado e “uma estética mais divertida”. Segundo Yaniv, “ícones ajudam a adicionar dicas visuais para orientar rapidamente as pessoas através da ação ou informação desejada, então é importante que estes sejam intuitivos e reconhecíveis”.
Além disso, o plano de fundo padrão dos chats foi atualizado com uma revisão da arte dos doodles. “Nosso time explorou novas opções que tinham estilo simples e representavam melhor um conjunto diversificado de pessoas e objetos”, explica a Head.
As novidades no layout do WhatsApp já estão disponíveis para Android e iOS — veja como atualizar o aplicativo.