WhatsApp ultrapassa 2 bilhões de usuários e pede cuidado com segurança

Por Felipe Junqueira | 12 de Fevereiro de 2020 às 17h58
Tudo sobre

WhatsApp

Saiba tudo sobre WhatsApp

Ver mais

Se você é um dos muitos brasileiros que usa WhatsApp (sim, existem brasileiros que não usam o mensageiro, inclusive gente ligada em tecnologia), saiba que agora faz parte de uma comunidade que soma 2 bilhões de pessoas. Ou seja, um quarto da população mundial possui uma conta no principal mensageiro instantâneo do ocidente.

A companhia anunciou a marca lembrando que todas as mensagens enviadas dentro do app são protegidas com a criptografia de ponta a ponta, ou seja, apenas o remetente e o destinatário podem ver o conteúdo. Os dados saem do celular de quem manda a mensagem protegidos por uma chave, e só o celular do receptor pode desbloquear essa criptografia.

Em resumo, mesmo que um hacker entre nos servidores que ficam no meio do caminho, não tem como ele ler o que foi enviado. Ele precisaria cadastrar o perfil do número destinatário para decifrar o código e ler o conteúdo.

Dicas de segurança

Mensagens do WhatsApp são criptografadas, mas é necessário ter cuidado com a segurança da sua conta (Foto: Reprodução)

O WhatsApp também publicou cinco dicas de segurança para você evitar que outras pessoas acessem as suas mensagens. Veja cada uma a seguir:

  • Ative a verificação em duas etapas: esse recurso adiciona uma camada a mais de proteção em sua conta, pois exige um PIN de seis dígitos, definido por você, sempre que o seu número for ativado em um novo dispositivo. Ative esta opção em Conta, nas configurações do WhatsApp em seu telefone.
  • Configure a privacidade do perfil: você pode escolher quem tem acesso a cada informação da sua conta do WhatsApp, seja a sua última atividade, foto de perfil, biografia e status. É possível configurar para apenas os seus contatos vejam esses dados.
  • Escolha quem pode te adicionar a um grupo: em Conta> Privacidade> Grupos, você tem três opções. “Todos” vai liberar para que qualquer pessoa te adicione a qualquer grupo; “meus contatos” vai restringir essa função apenas àqueles que você tem em sua agenda; e “meus contatos, exceto” vai fazer a mesma coisa, te dando o controle para impedir que um dos seus contatos de adicione a grupos.
  • Use o Touch ID ou Face ID: no iOS, você pode configurar para que o app só abra com o desbloqueio do seu iPhone. No Android, também é possível pedir a sua digital para abrir o mensageiro. Isso evita que qualquer um leia duas mensagens, caso pegue o seu celular desbloqueado por algum motivo. A opção está dentro de Conta > Privacidade.
  • Mantenha o app atualizado: sempre que houver um update disponível para o WhatsApp, é altamente recomendável que você atualize o mensageiro. Isso te mantém protegido de brechas de segurança que são descobertas ocasionalmente, além de te garantir os mais recentes recursos disponíveis no mensageiro.
Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.