Publicidade

WhatsApp ultrapassa 2 bilhões de usuários e pede cuidado com segurança

Por| 12 de Fevereiro de 2020 às 17h58

Link copiado!

WhatsApp ultrapassa 2 bilhões de usuários e pede cuidado com segurança
WhatsApp ultrapassa 2 bilhões de usuários e pede cuidado com segurança
Tudo sobre WhatsApp

Se você é um dos muitos brasileiros que usa WhatsApp (sim, existem brasileiros que não usam o mensageiro, inclusive gente ligada em tecnologia), saiba que agora faz parte de uma comunidade que soma 2 bilhões de pessoas. Ou seja, um quarto da população mundial possui uma conta no principal mensageiro instantâneo do ocidente.

A companhia anunciou a marca lembrando que todas as mensagens enviadas dentro do app são protegidas com a criptografia de ponta a ponta, ou seja, apenas o remetente e o destinatário podem ver o conteúdo. Os dados saem do celular de quem manda a mensagem protegidos por uma chave, e só o celular do receptor pode desbloquear essa criptografia.

Em resumo, mesmo que um hacker entre nos servidores que ficam no meio do caminho, não tem como ele ler o que foi enviado. Ele precisaria cadastrar o perfil do número destinatário para decifrar o código e ler o conteúdo.

Continua após a publicidade

Dicas de segurança

O WhatsApp também publicou cinco dicas de segurança para você evitar que outras pessoas acessem as suas mensagens. Veja cada uma a seguir:

  • Ative a verificação em duas etapas: esse recurso adiciona uma camada a mais de proteção em sua conta, pois exige um PIN de seis dígitos, definido por você, sempre que o seu número for ativado em um novo dispositivo. Ative esta opção em Conta, nas configurações do WhatsApp em seu telefone.
  • Configure a privacidade do perfil: você pode escolher quem tem acesso a cada informação da sua conta do WhatsApp, seja a sua última atividade, foto de perfil, biografia e status. É possível configurar para apenas os seus contatos vejam esses dados.
  • Escolha quem pode te adicionar a um grupo: em Conta> Privacidade> Grupos, você tem três opções. “Todos” vai liberar para que qualquer pessoa te adicione a qualquer grupo; “meus contatos” vai restringir essa função apenas àqueles que você tem em sua agenda; e “meus contatos, exceto” vai fazer a mesma coisa, te dando o controle para impedir que um dos seus contatos de adicione a grupos.
  • Use o Touch ID ou Face ID: no iOS, você pode configurar para que o app só abra com o desbloqueio do seu iPhone. No Android, também é possível pedir a sua digital para abrir o mensageiro. Isso evita que qualquer um leia duas mensagens, caso pegue o seu celular desbloqueado por algum motivo. A opção está dentro de Conta > Privacidade.
  • Mantenha o app atualizado: sempre que houver um update disponível para o WhatsApp, é altamente recomendável que você atualize o mensageiro. Isso te mantém protegido de brechas de segurança que são descobertas ocasionalmente, além de te garantir os mais recentes recursos disponíveis no mensageiro.