WhatsApp começa a alertar usuários sobre "links suspeitos"

Por Eduardo Hayashi | 20 de Julho de 2018 às 13h23
Tudo sobre

WhatsApp

O WhatsApp começou a testar nesta quinta-feira (19) um novo recurso de segurança para evitar a disseminação de conteúdos suspeitos, como links maliciosos e golpes digitais, que se proliferam na plataforma por meio do simples envio de URLs em conversas por texto.

A novidade já começou ser disponibilizada no Android na versão beta do app, passando a emitir um alerta em vermelho aos usuários sempre que um link suspeito é enviado. Com isso, a ideia é evitar que pessoas mais desavisadas acessem páginas com conteúdos maliciosos ou fraudes online. Ainda não há uma data de lançamento definida para a atualização com o novo recurso.

O novo sistema de segurança se concentra na detecção de URLs que contêm o uso de caracteres especiais, que podem ser facilmente confundidos com sites confiáveis devido às letras que têm um pequeno ponto abaixo delas, conforme podemos ver nas letras "W" na imagem a seguir:

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

(Imagem: WhatsApp)

A nova ferramenta de detecção de links suspeitos do WhatsApp faz parte dos planos da companhia para melhorar a segurança e garantir a privacidade dos usuários. Além dela, o aplicativo também implementou a filtragem de "fake news" e o sistema de notificação de mensagens encaminhadas. Também nesta sexta-feira (20), o app começou a testar uma forma de limitar o encaminhamento de mensagens. Em todos os casos, os recursos surgiram em função dos casos de violência causados pela disseminação de notícias falsas no aplicativo.

Fonte: WABetaInfo, Mashable

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.