Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

WhatsApp Beta começa a receber transcrição de voz no Android

Por| 10 de Julho de 2024 às 08h59

Link copiado!

Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech

O WhatsApp começou a liberar o recurso para transcrever mensagens de áudio na versão Beta do aplicativo para Android. De acordo com o site WABetaInfo, um grupo seleto de testadores já pode experimentar a ferramenta a partir da atualização 2.24.15.5 do app. 

Antes de começar a usar a transcrição, é necessário baixar um pacote de dados adicional para rodar o recurso diretamente pelo celular, sem a necessidade de depender de servidores externos — a medida ajuda a reforçar a privacidade dos áudios e preservar a criptografia de ponta a ponta. 

Inicialmente, é possível escolher entre cinco idiomas para a transcrição:

Continua após a publicidade
  • Espanhol;
  • Híndi;
  • Inglês
  • Português (Brasil);
  • Russo.

Com o recurso ativo, o WhatsApp mostra o texto da transcrição logo abaixo da mensagem de voz. A novidade pode ser muito útil para quem precisa acompanhar uma conversa e não tem tempo para ouvir os áudios, especialmente os mais longos. Vale lembrar que a única opção converter áudios em voz no mensageiro era a partir de bots de terceiros, então uma solução nativa também simplifica o processo. 

Quando chega?

Por enquanto, a transcrição de áudios está disponível apenas na versão Beta do WhatsApp, limitada a um grupo reduzido de participantes. Em teste feito pelo Canaltech, o recurso ainda não apareceu em celulares que usam a versão de testes do mensageiro. 

Porém, como é possível baixar pacotes de dados em português brasileiro, é provável que a opção chegue por aqui o quanto antes. O recurso ainda precisa passar por testes na versão Beta antes de ser lançado na versão estável, disponível para todo o público — não há uma data de lançamento para isso e o processo pode levar meses. 

Se você quer testar a novidade o quanto antes, vale a pena se inscrever no programa Beta do WhatsApp, mas as vagas são limitadas.

Fonte: WABetaInfo