Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Waze Carpool tem fim anunciado

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Agosto de 2022 às 15h10

Link copiado!

André Magalhães/Canaltech
André Magalhães/Canaltech
Tudo sobre Waze

O aplicativo Waze encerrou sua ferramenta de “carona solidária” no app. No ar há praticamente seis anos, a funcionalidade Carpool permitia que usuários oferecessem carona para outros usuários que pretendiam percorrer trajeto semelhante por um preço padrão.

Segundo a plataforma, que é atualmente de propriedade do Google, a decisão se dá pela mudança nos hábitos de deslocamento causadas pela pandemia de covid-19. “Enquanto o Waze era predominantemente um aplicativo de deslocamento pré-covid, hoje a proporção de recados e viagens ultrapassou os deslocamentos”, explicou a empresa ao site The Verge.

Continua após a publicidade

“Isso significa que temos a oportunidade de encontrar maneiras ainda mais impactantes de reunir uma comunidade global para compartilhar insights em tempo real e ajudar uns aos outros a superar o tráfego — isso é o que sempre tornou o Waze realmente especial”, completou a companhia.

Waze Carpool

O serviço de caronas solidárias do Waze foi lançado em 2016 na Área da baía de São Francisco, uma região da Califórnia, nos Estados Unidos. Com o tempo, a funcionalidade foi expandida para outros 50 países, incluindo o Brasil. Em 2018, as caronas solidárias ganharam um aplicativo próprio separado do Waze.

A proposta inicial da plataforma era promover a adoção de caronas pela cidade para reduzir o número de carros ocupados somente pelo motorista — ideia que, em teoria, é bastante coerente. De quebra, o aplicativo seria ainda mais completo em ferramentas, ao mesmo tempo que serviria como método de deslocamento semelhante ao Uber, mas sem a intenção de ser uma fonte de renda para os usuários.

Continua após a publicidade

Além disso, a empresa não pretendia gerar receita com as caronas no app — era somente um "extra". Contudo, a empresa fechou parcerias com grandes companhias e escritórios para incentivar a adoção do serviço.

Fonte: The Verge