Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vivaldi faz "gambiarra" para se tornar compatível com IA do Bing

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Junho de 2023 às 14h42

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech

O navegador Vivaldi chegou à versão 6.1 e trouxe uma série de melhorias nas versões para Windows, Linux e macOS. A mais notável delas é o suporte ao Bing Chat feito na base da "gambiarra", visto que o aplicativo segue como exclusividade do Microsoft Edge no mercado de navegadores.

Explicando o processo

Para criar compatibilidade com o Bing Chat, a equipe de desenvimento do Vivaldi fez um "disfarce" no navegador usando dados do Edge, ou seja, encontraram uma forma de simular o browser da Microsoft. Deste modo, os usuários podem desfrutar de todos os recursos e funcionalidades do substituto do Explorer — o que inclui o acesso ao novo chatbot de pesquisas.

Continua após a publicidade

A equipe destacou ainda que teve essa sacada com base no mesmo método adotado para emular os dados do Chrome no Vivaldi. Esse processo é feito por causa de um "problema histórico" que o time por trás do Vivaldi enfrenta com o User-Agent — fragmento de informação transmitido ao site quando acessado, indicando à página qual navegador está sendo usado.

Quando usados os padrões do Vivaldi, a experiência ao acessar determinadas páginas se mostrava frustrante devido à incompatibilidade. Ao mascarar o navegador com o Chrome, no entanto, o problema foi contornado e, de quebra, isso permitia que o Vivaldi usasse melhorias gráficas e de funções exclusivas do browser do Google — o mesmo acontece agora com o Edge.

Recursos adicionais

Continua após a publicidade

Além de incorporar o Bing Chat, o Vivaldi 6.1 ganhou a capacidade de copiar links de várias abas de forma simultânea. Em outras palavras, agora é possível selecionar guias individuais ou em grupos e copiar todos os links de uma só vez. A novidade pode quebrar um galho para quem precisa enviar diversas URLs de uma vez só, como em grupos do WhatsApp e Telegram.

Além disso, a atualização contempla uma nova função que permite reorganizar listas de diferentes Workspaces com mais liberdade. Agora dá para ordenar abas em grupos personalizados e ativar uma opção de dividir a tela entre diferentes guias, facilitando a alternância entre os conjuntos.

Se você cogita um dia experimentar o Vivaldi, vale a pena conferir vantagens e desvantagens de usar esse navegador.