Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vivaldi 5.0 é lançado com mais temas e um novo jeito de agrupar abas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Dezembro de 2021 às 15h32

Link copiado!

Reprodução/Vivaldi
Reprodução/Vivaldi

O Vivaldi 5.0 finalmente chegou nesta quinta-feira (2) e acompanhado por um pacotão de novidades para PC e Android, como sempre. Com mais opções de personalização no menu de temas e um reforço para os acumuladores de abas, o navegador se torna ainda mais útil para quem busca uma solução alternativa além do Chrome e preza por privacidade.

Abas em camadas no Android

Aos colecionadores de abas abertas, o Vivaldi adicionou uma baita novidade: agora, dá para acumular guias em “camadas”. O usuário pode juntar todas as guias relacionadas a um tópico específico sob um único grupo, por exemplo — receitas, viagens, lista de leitura ou qualquer outra coisa. A função é ligeiramente diferente do tradicional agrupamento de páginas, já que é pensado em trazer mais praticidade.

Continua após a publicidade

A novidade chega primeiro ao Android pode soar incômoda de início, já que a camada dupla de páginas ocupa bastante espaço na tela. Para adicionar uma nova aba ou criar uma camada, aperte e segura sobre o título da página na parte superior da tela, clique em “criar nova pilha de guias”.

Novos temas no PC

Na versão para desktop, as novidades começam pelos novos temas do Vivaldi. O usuário pode escolher o visual do navegador que preferir, que variam a paleta de todo o aplicativo — incluindo menus, seções, fontes, ícones e muito mais. As alterações são tão profundas quanto as alternativas do Chrome e do Edge.

Continua após a publicidade

Dá para escolher entre temas personalizados com bichinhos, paisagens ou só cores sólidas, se preferir um visual mais sóbrio. Por fim, também é possível selecionar especificamente quais cores vão colorir o app, definir contraste e outros detalhes.

Ferramenta de tradução nativa

Competindo com o Google Tradutor, o Vivaldi colocou a ferramenta de tradução nativa mais à mão do que nunca: na versão 5.0 do navegador, o recurso ganhou uma aba exclusiva puxada da parte esquerda da tela.

Continua após a publicidade

Neste novo painel, o usuário cola o texto que deseja traduzir, escolhe o idioma desejado e clica em “Traduzir” para conferir o resultado. Além disso, logo na parte de baixo há um botão para visualizar um histórico de traduções, em que serão destacadas as últimas consultas ao mecanismo.

Downloads exibidos em pop-up

Atendendo a pedidos da comunidade, o Vivaldi também adicionou um estilo de visualização de downloads em pop-up, bem parecido com o do Microsoft Edge. No navegador focado em privacidade, porém, a função é bem mais robusta, com detalhes sobre velocidade, tempo previsto para término do processo e mais.

Continua após a publicidade

Atualização chega gradativamente

Assim como as demais atualizações do Vivaldi, essa também alcança os usuários aos poucos. No PC, dá para acelerar a chegada das novidades baixando o navegador no site do Vivaldi, enquanto no celular a distribuição acontece via Play Store.

Fonte: Vivaldi