Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Viações Cometa, 1001 e Catarinense vão vender passagens pelo WhatsApp

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 17 de Janeiro de 2023 às 17h04

Link copiado!

Leandro Duarte/Grupo JCA
Leandro Duarte/Grupo JCA
Tudo sobre WhatsApp

As empresas Viação 1001, Viação Catarinense e Viação Cometa começaram a vender passagens de ônibus interestaduais pelo WhatsApp e sem intervenção humana. O Grupo JCA, dono das três companhias, lançou um chatbot para intermediar as transações diretamente com o consumidor, sem precisar de um atendente do outro lado.

O sistema é bem intuitivo, pois busca simular uma conversa humanizada com o cliente. É só interagir com a ferramenta e selecionar as opções desejadas para ser guiado ao passo a passo da compra. Além disso, o robô consegue compreender os comandos mais comuns, solicitando ao usuário a definição da data da ida e do itinerário desejado.

Continua após a publicidade

Atualmente, as três empresas rodoviárias já utilizavam o Zap para realizar a comunicação com os clientes. As compras, contudo, precisavam ser feitas pelo site das companhias ou diretamente no balcão, o que pode ser menos prático do que resolver tudo pelo chat.

O fator negativo é que a compra precisa ser feita com dois dias de antecedência, então o sistema não é eficaz para quem já está na rodoviária ou precisa de uma passagem emergencial. Além disso, todas as compras deverão ser pagas à vista via Pix, pois ainda não há suporte a cartões de crédito, débito ou boleto.

Modernização da compra de passagens de ônibus

O objetivo da medida é evitar a burocracia para facilitar a aquisição pelo aplicativo de mensagens. O intuito parece ser modernizar um setor considerado bastante tradicional, além de sofrer com a forte concorrência de startups como Buser, ClickBus e similares.

Continua após a publicidade

Confira o número de WhatsApp para compra de passagens de cada uma das três empresas:

  • Viação 1001: (21) 99111-5742
  • Viação Catarinense: (48) 98856-7424
  • Viação Cometa: (11) 93315-3607

”É natural que recebamos outros pedidos dentro dele. Isso irá nos ajudar a entender que novas funcionalidades podemos adicionar ao longo do tempo, mas sem abrir mão da resolutividade dentro do mesmo canal, que é a essência do projeto”, explicou o diretor operacional e comercial do Grupo JCA, Leandro Zulião. O executivo explica que essas mensagens devem ajudar o conglomerado a mapear as necessidades dos usuários, trazendo os recursos mais pedidos.

É provável que futuramente o sistema de chatbot seja aprimorado para oferecer uma experiência mais atrativa para o passageiro. Por enquanto, só resta aos usuários testarem a iniciativa do Grupo JCA para mostrar que as compras via WhatsApp são uma necessidade mais do que bem-vinda.