Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Venue é o novo app do Facebook destinado a eventos ao vivo

Por| 29 de Maio de 2020 às 20h45

Link copiado!

Divulgação/Facebook
Divulgação/Facebook
Tudo sobre Facebook

A equipe de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do Facebook anunciou, nesta sexta-feira (29), o lançamento do seu terceiro app em menos de sete dias: trata-se do Venue, uma espécie de plataforma interativa para eventos ao vivo. A novidade foi desenvolvida em parceria com a liga de corridas de carros NASCAR, que, inclusive, testará o serviço em uma de suas competições.

Segundo a rede social, o Venue, disponível para dispositivos Android e iOS, não é necessariamente um aplicativo de reprodução de eventos ao vivo — onde seria possível assistir em tempo real todos os momentos da competição. Em vez disso, ele será um espaço para que fãs e comentaristas (jornalistas, narradores ou até mesmo atletas) possam interagir durante a exibição de uma corrida de carros, por exemplo.

A interação entre eles ocorrerá através dos "venues" ("locais de reunião" em tradução livre), onde os comentaristas poderão fornecer comentários, fazer perguntas e pesquisas interativas e abrir bate-papos curtos.

Continua após a publicidade

Como o aplicativo será uma espécie de hub interativo para que pessoas possam discutir durante a competição, um dos diferenciais do Venue é o compartilhamento de "Momentos" — aqueles lances inesquecíveis que precisam ser registrados. Assim que os comentaristas compartilharem o momento, os fãs serão notificados pelo celular e poderão interagir com outras pessoas.

"Os fãs apaixonados estão constantemente procurando maneiras melhores de se envolver com outros fãs e especialistas em seus eventos favoritos", disse o Facebook em comunicado. "O local tem como objetivo oferecer aos fãs uma experiência interativa na segunda tela, com curadoria de especialistas e centrada nos momentos fundamentais de seus eventos favoritos", finalizou.

Continua após a publicidade

NASCAR será o primeiro grande teste do app

Como principal parceira nessa iniciativa, a NASCAR será a primeira liga a testar o novo aplicativo. No próximo dia 31 de maio (domingo) ocorrerá o Supermarket Heroes 500 — e os fãs poderão acompanhar a corrida com grandes nomes do segmento automobilístico.

A NASCAR foi uma das primeiras ligas a retomar as atividades nos Estados Unidos após o país registrar grandes quedas no número de vítimas pela COVID-19. No entanto, ainda não será possível acompanhar as corridas pessoalmente. "Com os fãs atualmente impossibilitados de participar de corridas, o Venue é uma excelente maneira de as pessoas experimentarem a NASCAR juntas e compartilharem toda a ação de alta octanagem", disse a rede social.

"À medida que a NASCAR retornar à ação nas próximas semanas, o Venue fornecerá aos usuários uma maneira única e emocionante de se conectar com outros fãs de corrida de todo o mundo — tudo com a segurança e o conforto de suas próprias casas. A NASCAR foi desenvolvida com base na inovação, e não poderíamos estar mais animados em ajudar um grande parceiro, como a equipe de Experimentação de novos produtos do Facebook, a inovar em torno de novas plataformas." Tim Clark, vice-presidente sênior e diretor digital da NASCAR
Continua após a publicidade

Como dito acima, o Venue é o terceiro aplicativo anunciado pela equipe P&D do Facebook só nesta semana: o Collab foi anunciado como um potencial concorrente do TikTok na produção de vídeos curtos que usam áudios já prontos; já o CatchUp é um serviço focado em chamadas de voz que permitem grupos de até oito pessoas. O novo app de eventos ao vivo chega para oferecer função similar ao que o Twitter já faz há algum tempo.

Infelizmente, o Venue ainda está em fase de testes apenas nos Estados Unidos e não há previsão de lançamento em outros mercados.

Fonte: Facebook