Publicidade

Vai editar uma foto? Basta pedir ao novo recurso de IA do Google Fotos

Por  | 

Compartilhe:
André Magalhães/Canaltech
André Magalhães/Canaltech

Agora você só precisa fazer um pedido para editar suas fotos. É o que propõe um novo recurso de IA do Google Fotos, revelado nesta quarta-feira (20), que altera imagens a partir de comandos de texto com auxílio de recursos de inteligência artificial.

A atualização foi anunciada no evento Made by Google, ao lado do Pixel 10, Pixel Watch 4 e demais produtos da empresa.

Com a função, os usuários podem abrir uma foto na galeria do Google e escolher a opção “Me ajude a editar” (em tradução livre). Depois, a ferramenta vai oferecer uma área para digitar o que será alterado na imagem com a IA do Google.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

É o caso de uma foto com um forte “clarão”. Ao enviar o comando “remova o clarão e melhore o brilho da foto”, o app vai aplicar as alterações automaticamente. Depois, haverá duas opções: salvar o arquivo ou fazer outras mudanças.

“Não é necessário selecionar ferramentas ou ajustar controles deslizantes. Basta pedir ao Fotos as edições que deseja ver”, ressalta o Google em comunicado à imprensa.

Edição avançada com IA

O novo recurso de IA do Google Fotos não é restrito a apenas a ajustes de iluminação, cores e afins. Com o auxílio do Gemini, modelo da empresa, o aplicativo também consegue remover e adicionar objetos nas imagens.

Ao tirar uma foto de uma avenida, por exemplo, basta digitar “remova os carros da rua e adicione nuvens no céu” para a plataforma fazer a alteração. A IA ainda consegue restaurar imagens antigas ao enviar o prompt.

Porém, se não sabe exatamente o que deseja mudar, a nova ferramenta oferece algumas sugestões de comandos ou até mesmo um botão que realiza alterações automáticas.

Caso queira ajustes pequenos, sem afetar o todo, o editor permite a seleção de partes específicas da imagem.

Continua após a publicidade

Além disso, a fim de garantir mais transparência, a descrição dos arquivos contará com um selo para indicar se houve uma edição com IA.

Em breve

Os novos ajustes de IA do Google Fotos foram liberados, primeiro, para o Google Pixel 10. Mas o Google informou que vai disponibilizar a atualização aos demais aparelhos com Android e iOS nas próximas semanas.

A novidade será distribuída gradualmente.

Continua após a publicidade

Confira outras matérias do Canaltech:

VÍDEO: Tablets (baratos) para estudar ainda existem? Como escolher?

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*