Publicidade

Gmail terá novo visual a partir da próxima semana; veja como ficará

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 01 de Fevereiro de 2022 às 16h55

Link copiado!

Guadalupe Carniel/Captura de tela
Guadalupe Carniel/Captura de tela
Tudo sobre Google

O Google anunciou uma reformulação no visual do Gmail prevista para chegar aos usuários na próxima semana. A aparência renovada do gerenciador de e-mails deve mudar a forma como o Chat, Meet e Espaços estão dispostos hoje. A mudança deve ser gradual e opcional até o fim do segundo trimestre de 2022, quando substituirá o layout padrão atual.

A nova visualização dará mais ênfase para as outras ferramentas utilitárias do Google, como forma de fortalecer o conjunto de soluções do Workspace. A ideia é ampliar os recursos para que eles deixem de ser apenas janelas posicionadas no Gmail e passem a ter identidade própria.

Continua após a publicidade

Para isso ocorrer, os desenvolvedores precisaram reduzir o protagonismo da caixa de e-mails, um dos recursos mais populares da empresa. É provável que muita gente estranhe o layout de cara, embora o rearranjo pareça facilitar a localização de cada item. Por outro lado, o excesso de ferramentas pode fazer com que a pessoa perca o foco dos e-mails para bater-papo ou agendar algum compromisso.

Mais protagonismo para o Google Workspace

Pequenos círculos com números serão utilizados para informar notificações, como novas mensagens recebidas ou itens que precisem da sua atenção. É uma solução melhor do que se deparar com aquela imensa listagem de conversas não lidas, mas ainda assim intrusiva para quem se habitou ao visual totalmente voltado para a caixa de entrada.

Continua após a publicidade

Em vez da discrição integrada atual, a aparência contará com botões grandes posicionados no lado esquerdo da tela, a qual recebe o nome de "visão integrada" pelo Google. A partir de abril, qualquer pessoa que não tenha ativado o visual — um aviso será mostrado em algum momento para incentivar a adoção — será migrada para essa experiência, embora possa voltar ao padrão antigo nas configurações.

A expectativa do Google é que a mudança tenha sido concluída até a metade do ano, sem a possibilidade de retornar ao modelo atual a partir de então. Isso mostra que a decisão da gigante das buscas já está feita e dificilmente haverá retrocesso. O jeito é experimentar e ver se o visual do Gmail estará ou não aprovado pela maioria.

Fonte: Google