Uber Prioridade: o que é, como funciona e quanto custa

Uber Prioridade: o que é, como funciona e quanto custa

Por Kris Gaiato | Editado por Bruno Salutes | 14 de Outubro de 2021 às 18h00
(Imagem: Reprodução/Charles Deluvio/Divulgação)

Após o lançamento do Uber Promo, que oferece corridas mais baratas em troca de um tempo de espera maior, a Uber (Android l iOS) anunciou nesta quarta-feira (13) mais uma modalidade de transporte, o Uber Prioridade. Como o nome sugere, desta vez o foco é aquele usuário disposto a pagar mais para ter preferência “na fila”.

Por enquanto, a novidade está disponível apenas nas regiões centrais das cidades de Campinas (SP), Curitiba (PR) e Belém (PA), onde a espera tem sido mais longa nas últimas semanas.

A nova categoria, chamada “Uber Prioridade”, pode parecer promissora no primeiro momento. Afinal, isso parece um esforço para solucionar um problema relatado pelos usuários. Vale lembrar, no entanto, que a situação é um pouco mais complexa.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

O aumento no tempo de espera é causado pela insatisfação de motoristas em relação aos repasses realizados pela empresa e não simplesmente pela alta demanda. Caso queira entender melhor esse cenário, confira essa análise que fizemos em uma matéria anterior.

Como funciona o Uber Prioridade

Além das modalidades atuais, a Uber agora tem a opção Prioridade (Imagem: Reprodução/Humphrey Muleba/Unsplash)

Segundo a nota de divulgação da empresa, trata-se de uma categoria dinâmica. Em outras palavras, isso significa que a opção não ficará disponível a todo momento. Além de estar restrita às áreas mais movimentadas das cidades, o Uber Prioridade aparecerá conforme a demanda dos usuários, possivelmente em horários de pico. 

Por esse motivo, é necessário ficar atento ao aplicativo na hora de solicitar a sua corrida. Como você já pode imaginar, a categoria aparecerá junto às demais opções do aplicativo, como UberX e Comfort. A sua utilização, inclusive, segue a mesma lógica já praticada no app: basta selecionar a modalidade e confirmar o trajeto.

Em adição a isso, a empresa deixou bem claro que a novidade não garante uma redução no tempo de espera, apenas aumenta a probabilidade de que isso aconteça. Portanto, é totalmente possível pagar mais caro na corrida e ainda assim não obter a agilidade esperada.

Quanto custam corridas na categoria

Infelizmente, a Uber não informou precisamente qual é o valor adicional aplicado à categoria. Sobre esse tópico, a empresa apenas declarou que "as viagens com o Prioridade custarão um pouco mais do que as do UberX".

Como usar Uber Prioridade

Passo 1: para usar a opção, acesse o app da Uber e, na tela inicial, clique no campo "Para onde?";

Para começar, clique no campo em destaque (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 2: em seguida, determine o local de partida e o ponto final. Caso prefira, use um dos locais salvos e, se necessário, adicione paradas à corrida com o botão "+";

Determine o ponto de partida e de chegada (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 3: com o trajeto definido, escolha a categoria de transporte. Entre as opções disponíveis, selecione "Prioridade". Note que, na corrida simulada neste tutorial, o valor da modalidade ultrapassou não apenas o UberX, mas também o Comfort;

Clique na categoria indicada (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 4: depois, clique no botão "Solicitar Prioridade". Lembre-se, contudo, de checar se o método de pagamento escolhido é o correto; 

Entre as categorias exibidas na captura de tela, o Uber Prioridade é uma das mais caras (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 5: para concluir e finalmente chamar um motorista, dê um toque no botão "Confirmar partida".

Confirme o local de partida para chamar um motorista (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Pronto! Agora você sabe como funciona o Uber Prioridade e como usar a categoria no aplicativo de transporte.

Fonte: Uber

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.