Publicidade

Uber lança código para verificar se o carro chamado está correto

Por| 27 de Janeiro de 2020 às 20h45

Link copiado!

uber
uber
Tudo sobre Uber

A Uber começou a semana com direito a novidades. Acontece que nos próximos dias, a versão brasileira do app passa a contar com checagem via PIN ou código de verificação (U-Código). Trata-se, basicamente, de uma senha que é mostrada no app do usuário e precisa ser fornecida por ele ao motorista para que este último possa iniciar a viagem no aplicativo — confirmando assim que tanto um quanto o outro estão na viagem correta.

A empresa conta que o recurso pode ser ativado pelos usuários diretamente no aplicativo por meio da opção "Confira Sua Viagem", que vai habilitar uma senha de quatro dígitos que deverá ser fornecida ao motorista para que ele consiga iniciar a viagem. Dessa forma, além do nome e foto do motorista, da placa e do modelo do veículo, os usuários também podem ter mais tranquilidade ao checar se o carro está correto com a opção de U-Código ativada.

Continua após a publicidade

O anúncio do recurso foi feito durante um evento global da Uber voltado para segurança, realizado em São Paulo, no ano passado. Além disso, a empresa também mostrou que está trabalhando com tecnologias avançadas que usam ultrassom para transmitir automaticamente a senha. No futuro, os números recebidos pelo usuário passarão automaticamente pelo aparelho do motorista, e o usuário vai receber uma confirmação no seu celular (como uma vibração).

"Acreditamos que a tecnologia é uma importante aliada para aumentar a segurança de todas as pessoas que usam o nosso aplicativo. Temos um time de especialistas que trabalha diariamente para desenvolver recursos que possam trazer mais tranquilidade para usuários e motoristas parceiros. Continuamos focados em trazer ainda mais inovações para a América Latina ao longo de 2020", afirma Marcello Azambuja, diretor do Tech Center da Uber no Brasil.

No início deste ano, a Uber lançou um sistema de PIN para todos os motoristas nos EUA e Canadá, sob a premissa de evitar que a viagem ocorra até que o condutor digite esse PIN que o passageiro fornece no aplicativo, uma medida para reduzir a agressão sexual. Nesse caso, se você estiver usando o sistema, o aplicativo Uber enviará um código PIN de quatro dígitos antes da chegada do motorista. Quando ele chega, o passageiro pode fornecer verbalmente o PIN ao motorista antes de entrar no veículo. Depois que o motorista digita o PIN correto e sua identidade for assegurada, a viagem pode começar.

Novidades da Uber previstas para 2020

Continua após a publicidade

A empresa também aproveitou para apontar outros recursos, como o U-Ajuda (Checagem de rota), que pode identificar e sinalizar eventos raros, como uma parada longa e não prevista na rota, o U-Áudio (Gravação de áudio), em que motoristas parceiros e usuários passarão a ter a opção de gravar o áudio de uma viagem por meio de um botão na Central de Segurança do app, antes ou durante a viagem, em algumas regiões e concluída a viagem, se desejarem informar algum problema, podem encaminhar o arquivo de áudio para a Uber, além da verificação de documentos, com o objetivo de prevenir que pessoas mal intencionadas usem o aplicativo.

Outra novidade que vem por aí é a U-Selfie (Selfie com movimento), para verificação de identidade do motorista em tempo real passa a solicitar que alguns movimentos sejam realizados — como piscar, sorrir, virar o rosto e o relato de problemas durante a viagem, que permite ao usuário denunciar um problema ainda durante o trajeto da viagem, tal como direção imprudente. Depois da viagem encerrada, ele receberá contato do time de suporte para mais informações e encaminhamento da reclamação. Caso o usuário e o motorista parceiro se avaliem com uma estrela, eles não farão mais viagens juntos na plataforma da Uber.