Twitter anuncia retorno ao Mac graças ao Project Catalyst, da Apple

Por Rafael Arbulu | 17 de Junho de 2019 às 08h23
Tudo sobre

Twitter

Saiba tudo sobre Twitter

Ver mais

O anúncio do Project Catalyst, feito pela Apple durante o WWDC 2019, no início deste mês de junho, permite que empresas que desenvolvam apps para o iPad tenham o mesmo suporte no desktop, especificamente em Macbooks e Mac Pro que tenham instalado o macOS 10.15 Catalina. Graças a isso, um app anteriormente descontinuado no sistema operacional poderá retornar.

Segundo anúncio feito pelo Twitter em seu blog oficial, o app Twitter for Mac está em vias de retornar graças ao suporte do Catalyst. “Estamos empolgados com o fato de que o Catalyst nos permitirá trazer o Twitter de volta ao Mac por meio de nossa base de dados e códigos do iOS. Também seremos capazes de adicionar funções nativas do Mac por cima de nossa atual experiência do iPad, ao mesmo tempo em que mantemos a manutenção de forma eficiente e continuamos a aprimorar essa base de dados nos anos que virão”, diz o post no blog.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

O Twitter For Mac havia sido descontinuado em fevereiro de 2018 para se concentrar em um melhor desenvolvimento da plataforma no mercado móvel. Na época, as bases de dados e códigos de programação das versões do app no macOS e iOS começaram a divergir e, por uma decisão de negócios que veio a se provar acertada, a empresa decidiu descontinuar a experiência no desktop e se concentrar em criar mais funções para dispositivos móveis.

Com a entrada do Catalyst no macOS, o Twitter argumenta que poderá utilizar toda a codificação criada com foco no iOS (ou seja, iPhone e iPad) e transportá-la de volta ao macOS, criando ainda mais recursos que atendam tanto ao público fixo quanto aos usuários mobile. “O novo Twitter for Mac vai usar a nossa base de códigos atual do iOS, ao invés de algo criado separadamente, e seguindo a mesma estratégia de sucesso que empresas com a nossa experiência web, expandindo nosso suporte para clientes. Ao oferecer suporte a comportamentos específicos do macOS além dos nossos códigos no iOS, seremos capazes de manter a paridade das funções entre nossos apps no iOS e macOS, a custos relativamente baixos de manutenção a longo prazo”, diz o post.

Twitter for Mac: app da rede social de microblogs vai voltar ao MacOS cortesia do suporte do sistema para softwares do iPad (Imagem: Reprodução/Twitter)

O Twitter não informou quando a nova versão do Twitter for Mac chegará, mas a Apple já disponibiliza o Catalyst para o macOS Catalina desde o seu beta. Com a chegada oficial do sistema operacional programada para o último trimestre de 2019, é de se imaginar que o app da rede de microblogs para os desktops da “Maçã” venha a dar as caras na mesma época.

Fonte: Twitter Blog

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.