Publicidade

Tradução simultânea do Google Assistente já está no ar e entende português

Por| 05 de Fevereiro de 2019 às 20h50

Link copiado!

Tradução simultânea do Google Assistente já está no ar e entende português
Tradução simultânea do Google Assistente já está no ar e entende português
Tudo sobre Google

Na Consumer Electronics Show (CES) no comecinho do ano, a Google apresentou uma ferramenta do Assistente capaz de fazer tradução simultânea entre línguas. Chamado de “modo intérprete”, ele é compatível com até 27 línguas, sendo que traduz todas elas entre si (no anúncio, a suspeita é de que apenas seria compatível do e para o inglês).

O programa já está disponível em aparelhos que tenham o Google Assistente instalado. De acordo com postagem oficial da empresa, você pode usar o sistema em alto-falantes da linha Google Home, ou qualquer outro device que tinha o Assistente, como smartphones e tablets.

Embora ele faça a tradução de todas estas línguas, incluindo o português, nosso idioma não é capaz de dar início à tradução, já que o assistente não entende o comando. Assim, é preciso que seu app esteja programado também para entender inglês, francês, alemão, italiano, japonês ou espanhol.

A tradução, na verdade, acontece pelo app do Google Tradutor. A ferramenta foi atualizada com uma nova aba chamada de "conversa", que permite esta tradução simultânea. Assim, o modo mais fácil de se chegar a esta função é apenas baixando o app.

Continua após a publicidade

Contudo, caso você queira usar a ferramente pelo Assistente, basta seguir os seguintes passos. Primeiro, adicione uma segunda língua que entenda o comando inicial de tradução.

Caso você não saiba como fazer isso no seu smartphone, vá em:

  • Configurações do Google;
Continua após a publicidade
  • Depois em Pesquisa, Assistente e Voice;
  • Na aba de Google Assistente, toque em Configurações;
Continua após a publicidade
  • Em seguida, vá na parte Assistente e toque em idiomas;
  • Você pode adicionar o que preferir para dar início ao sistema.
Continua após a publicidade

Com isso configurado, você já pode dar início à ferramenta apenas pelo comando de voz. Para isso:

  • Diga “Ok, Google”;
  • Use um comando de voz para começar (na segunda língua que você escolheu). Veja algumas sugestões em inglês: “Be my Italian interpreter”, “Help me speak Spanish”, “Turn on interpreter mode”.
  • Nisso, o sistema vai abrir o tradutor. Nas bolas laterais, você pode escolher as línguas que gostaria que o sistema entenda e traduza. Ao tocar na do meio, ele vai começar a ouvir quaisquer das línguas.
Continua após a publicidade

Além de mostrar a tradução em texto na tela, o sistema também solta a tradução pelo alto-falante do seu smartphone. Caso você esteja usando um smart speaker, basta dizer um comando como “pare” ou “saia” para que a tradução seja pausada.

Fonte: Google Support