Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Tor Browser 11 chega com novo visual e fim do suporte para links Onion V2

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Novembro de 2021 às 12h55

Link copiado!

Reprodução/The Tor Project
Reprodução/The Tor Project

Aos aficionados por privacidade e que curtem navegar pelos confins ocultos da internet, uma boa notícia: o Tor Browser 11 foi lançado nesta semana para todos os usuários. Agora construído sobre o Firefox ESR 91 (Extended Support Release), o navegador está de cara nova e, conforme previsto, dá fim ao suporte aos endereços com V2 Onion services.

Em junho deste ano, o Firefox passou por uma grande repaginada visual, na tão aguardada atualização apelidada “Proton”. Graças ao update para a nova base do programa da Mozilla, o Tor acompanha a recauchutada, introduzindo uma interface mais moderna com ícones refeitos, mudança para o design de guias e mais.

Continua após a publicidade

“Para garantir que ele corresponda à nova experiência, cada parte da interface do Tor Browser foi modernizada para combinar com a nova aparência do Firefox”, explica o comunicado da The Tor Project. Em geral, as mudanças de design conferem com o que apareceu no Firefox, com renovações na paleta de cores, formatos de ícones, tipografia e uma série de outros detalhes — confira todas as novidades da repaginada do Firefox.

Fim do suporte para o V2 Onion services

O fim do suporte para endereços com V2 Onion services finalmente aconteceu. O encerramento foi anunciado em junho de 2020 e, desde a atualização 10.5, o Tor Browser vem notificando usuários da limitação quando eles visitam um site neste modelo.

Continua após a publicidade

Assim que atualizado, acessos em sites com V2 Onion services resultarão no erro “Invalid Onion Site Address” (“Endereço de site Onion inválido”, em tradução livre). Quem deve fazer a transição é o administrador do site em questão, então é importante encorajar que desenvolvedores migrem de serviços para manter a atividade online.

Diferenciar sites baseados no V2 Onion services daqueles construídos com V3 Onion services é bem fácil: os endereços antigos podiam ter até 16 caracteres como link, enquanto o modelo novo permite até 56 dígitos. Ambos são finalizados pelo domínio “.onion”.

A atualização para o Tor Browser 11 está disponível tanto pelo site oficial quanto pelo diretório de distribuição acessível pelo terminal do Linux. Por serem novidades bem interessantes, é válido fazer a migração assim que possível, exceto se um dos seus sites favoritos ainda não tenha atualizado o endereço da rede Onion.

Continua após a publicidade

Fonte: The Tor Project