Tinder vai verificar identidade de usuários no Brasil
Por Ricardo Syozi • Editado por Douglas Ciriaco |
O Tinder vai começar a verificar a autenticidade da identidade dos usuários no Brasil através da data de nascimento e fotos. Para realizar o procedimento, é necessário tirar uma selfie e escanear um documento de identidade válido (Carteira Nacional de Habilitação, RG ou Passaporte, por exemplo). Em seguida, a plataforma de encontros vai comparar as imagens para se certificar que tudo está certo e, assim, liberar o uso dos serviços.
- Como excluir ou desativar a conta do Tinder
- Incognito Mode | Como ativar a navegação anônima no Tinder
É importante ressaltar que o novo processo não é o mesmo que a função de Verificação por Foto do Tinder, que serve para provar que a pessoa não é um robô ou o famoso “catfish”, perfil falso criado para enganar terceiros. Essa etapa foi lançada há alguns anos, mas em 2023 passou a exigir a gravação de vídeos no lugar das fotos.
Além do Brasil, Estados Unidos, México e Reino Unido também vão passar a usar a nova forma de autenticação de identidade a partir do segundo trimestre deste ano.
Ambiente seguro é o foco da novidade
Com a chegada do procedimento, aqueles que completarem apenas a Verificação por Foto receberão um símbolo de câmera azul, enquanto os que passarem pelo processo completo de identificação terão no perfil o famoso selo azul.
A organização não governamental NO MORE, que se dedica a acabar com a violência doméstica e agressão sexual, acredita que a decisão do Tinder é um passo importante na segurança de sua comunidade. “As pessoas querem se sentir seguras e confiantes ao se conectar e se comunicar com seus pares, e aplaudimos o Tinder por oferecer aos usuários essa opção adicional para confirmar se seu par é a pessoa em seu perfil”, afirmou a CEO da instituição, Pamela Zaballa.
Vale lembrar que o Tinder já havia anunciado planos para aumentar a veracidade das informações dentro de sua plataforma. O objetivo é o de garantir a segurança e oferecer um ambiente mais tranquilo para as pessoas poderem conhecer umas às outras. Em 2023, testes de verificação de identidade foram realizados na Nova Zelândia e Austrália, que resultaram em um aumento de 67% nos matches.