Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Terroristas usam Telegram para adquirirem bitcoins, aponta estudo

Por| 02 de Setembro de 2019 às 09h33

Link copiado!

Terroristas usam Telegram para adquirirem bitcoins, aponta estudo
Terroristas usam Telegram para adquirirem bitcoins, aponta estudo
Tudo sobre Telegram

Um levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa de Mídia do Oriente Médio (MEMRI) promete levar uma dor de cabeça considerável ao Telegram: segundo a pesquisa, o app de mensagens instantâneas criado pelos irmãos russos Nikolai e Pavel Durov é a plataforma preferida de grupos terroristas que buscam angariar fundos e movimentar criptomoedas.

O estudo, que menciona Al-Qaeda, HAMAS e o Estado Islâmico, afirma que membros desses grupos utilizam o mensageiro para ingressar em diversos canais e grupos de discussão a fim de convencer internautas a “contribuírem com a Resistência Islâmica”, requisitando por ofertas e doações de bitcoin.

A notícia vem em momento ruim, haja vista que o Telegram tem planos de lançar a sua própria criptomoeda em outubro de 2019. A informação — ou a falta dela — vem com adendos que demonstram que o silêncio do Telegram sobre o assunto se dá com o objetivo de evitar pressões de entidades globais regulatórias.

Continua após a publicidade

Tal situação é atualmente vivida pelo Facebook, que paralisou o processo de lançamento da sua criptomoeda Libra após preocupações da secretaria de estado dos EUA sobre a possibilidade de seu uso por organizações terroristas. O Facebook se prontificou a esclarecer todas as dúvidas que fossem necessárias antes de lançá-la.

O Telegram não comentou as conclusões do estudo do MEMRI.

Fonte: Genbeta; MEMRI