Telegram lança assinaturas exclusivas para criadores de conteúdo
Por André Lourenti Magalhães |
Em comemoração aos 11 anos de existência do app, o Telegram anunciou um novo sistema de assinaturas para canais: criadores de conteúdo podem criar espaços exclusivos para fãs no mensageiro. O pagamento é feito com Estrelas, a moeda digital do aplicativo, e pode ser convertido para a criptomoeda Toncoin para retirada.
As Estrelas também podem ser enviadas em reações de mensagens nos canais, como uma forma de doação aos criadores favoritos. A plataforma introduziu a nova moeda no mês passado e já amplia as possibilidades de usá-la — é possível pagar pela assinatura de canais, por posts individuais, por reações ou até para contribuições de bots.
O app reforça que aplica uma comissão próxima de zero para converter as Estrelas em Toncoin, enquanto o valor das reações é enviado integralmente para os administradores de canais. Além disso, a plataforma oferece um desconto de 30% para quem decidir usar as Estrelas para divulgar o espaço em anúncios no oróprio app.
Aos poucos, o Telegram mostra que pode ser uma opção viável para venda de conteúdo exclusivo. O modelo, difundido em plataformas como o OnlyFans, já chegou a mais apps, como o TikTok e o Instagram, e começa a ser consolidado no Mensageiro Azul.
Canais com cara de grupo
A atualização mais recente do app também liberou uma opção para deixar os canais mais informais e parecidos com grupos: agora, é possível mostrar o nome e a foto de perfil de quem administra o espaço. A medida ajuda seguidores a conhecerem melhor as pessoas responsáveis por cada post, mas é desativada por padrão.
Além disso, o Telegram reformulou o leitor de documentos no iOS e agora usa o próprio navegador do app para abrir arquivos nos formatos PDF, DOCX e XLS em abas separadas. Para começar a usar as novidades, basta atualizar o aplicativo na App Store ou na Play Store.