Telegram ganha gerenciador de downloads e álbum de fotos mais organizado
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco |

Em uma atualização liberada hoje (11), o Telegram apresenta ao público geral um valiosíssimo conjunto de novidade. O mensageiro ganhou um gerenciador de downloads próprio, ajustes visuais para deixar o modo escuro ainda mais elegante e um novo menu de anexo, para que o usuário consiga montar a galeria exatamente do jeitinho que quiser.
- Twitter testa nova guia dedicada ao feed cronológico
- WhatsApp Web ganha extensão Code Verify que denuncia app hackeado
Gerenciador de downloads
Para muita gente, o Telegram serve como repositório de arquivos, documentos e muitas mídias. Facilitando o controle sobre os downloads em andamento, o app recebeu um gerenciador próprio, acessível da tela inicial do app.
De lá, o usuário pode controlar todos os downloads em andamento, como aumentar a prioridade na fila, interromper/dar sequência ao processo, limpar tudo, ver em que chat foi enviado. É quase tão robusto quanto o que um navegador comum oferece.
Prévia de imagens organizada
Ao enviar um conjunto de fotos para alguém, o Telegram organiza as prévias das capturas em um pequeno álbum. A partir desta atualização, o usuário passará a ter controle sobre essa pré-visualização: ao anexar as capturas, a aba “Selecionados” permite conferir como o envio vai se parecer e, com gestos, dá para reorganizar o conjunto para torná-lo mais apresentável — ou fazer memes com ele, quem sabe.
No iOS, segundo o Telegram, o menu de anexo foi totalmente redesenhado para ficar mais parecido com a contraparte de Android. Além disso, a opção de câmera no app agora é integrada à galeria.
Efeitos de transparência no Android
O modo escuro do Telegram para Android foi recheado de efeitos de transparência para dar aquela incrementada no visual. As barras de título de várias seções do aplicativo agora dão espaço para as cores do conteúdo que passa por trás delas.
Transmissões ao vivo com outros apps
As ferramentas nativas do mensageiro não são mais as únicas opções para fazer transmissões para seus amigos, familiares ou comunidades. Nesta atualização, o Telegram recebeu suporte para ferramentas de streaming de terceiros, como OBS Studio e XSplit Broadcast, permitindo que o usuário aproveite as vantagens desses aplicativos, sem precisar sair da plataforma.
A transmissão com ferramentas de fora está disponível no chat, entrando em “Chat de Vídeo” no grupo ou “Transmissão ao vivo”, no canal, através do botão “Começar com”. Daí, é só selecionar o programa de transmissão favorito e partir para a conversa.
É importante frisar, porém, que o membro do grupo interessado em assistir à transmissão também terá que ter o app atualizado na versão mais recente.
Prévia de perfil na web
Qualquer pessoa cadastrada no Telegram pode criar um link para facilitar o início de uma conversa, porém, a partir deste update, a tela que recepcionará o usuário interessado será uma prévia do perfil. Antes, essa função era exclusiva para canais do mensageiro.
Por falar em links, há também outra adição: usuários agora podem criar links direto com número de telefone, não só com o nome de usuário.
Atualização chega gradativamente
O pacote de novidades é distribuído como atualização do app para todos os usuários. Fique ligado nas atualizações disponibilizadas via Play Store ou App Store para conferir os recursos o quanto antes.
Fonte: Telegram