SwiftKey traz modo Incognito, que não registra dados nem palavras quando ativo

Por Redação | 12.11.2016 às 00:32
photo_camera Divulgação

Quem usa Android e já buscou por um teclado alternativo ao que vem por padrão no sistema certamente já ouviu falar do SwiftKey. Ele é um dos mais famosos teclados para a plataforma, e isso se deve à sua incrível habilidade de prever o que vamos escrever em uma frase. A "mágica" que acontece é legal, mas nos faz questionar sobre como é que funciona, exatamente, todo o processo neural sobre o qual o app é construído: é seguro digitar ali? O que aconteceria se o SwiftKey aprendesse dados como o número de sua conta e senha de seu cartão de crédito, por exemplo, e armazenasse as informações em algum lugar?

Segundo os desenvolvedores responsáveis pelo app, os usuários podem ficar tranquilos, pois a atividade acontece apenas no dispositivo e o SwiftKey não aprende nada para armazenar fora dali. Muito menos dados delicados como senhas e informações bancárias. Mesmo assim, a equipe liberou uma atualização com um novo modo Incognito — que permite que o usuário use o teclado alternativo sem registrar nada.

Basicamente, o modo Incognito impede que o SwiftKey aprenda novas palavras e frases enquanto estiver ativo. O recurso, aliás, já vinha desde o último beta do app, lançado em outubro, mas agora foi finalmente liberado para todos os usuários comuns do sistema operacional do Google.

Para ativar o Incognito, basta acessar o Hub do SwiftKey: toque no ícone da engrenagem, depois selecione a opção Incognito. A interface do teclado vai escurecer e você vai ver uma pequena mascara de carnaval aparecer sombreada sob as letras, indicando que, naquele momento, o teclado não está aprendendo nenhuma palavra nova. Para desligar o recurso, é só repetir o caminho que você fez para ativá-lo.

Faça o download do SwiftKey na Play Store (Android) ou na App Store (iOS).

Com informações do PhAndroid