Spotify testa playlists de podcasts nas categorias cultura nerd e comédia
Por Thaís Augusto | 04 de Junho de 2019 às 14h51
O Spotify começou a testar nesta terça-feira (4) playlists de podcasts nas categorias comédia, crime verdadeiro, cultura nerd, motivação e mindfulness. De acordo com o site The Verge, as cinco listas de reprodução estão sendo exibidas para cerca de 5% dos usuários no Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, México, Suécia, Colômbia, Chile e Argentina.
As playlists com curadoria seriam uma experiência para que o Spotify possa entender como os usuários descobrem novos programas. O The Verge ainda ressalta que as listas incluem podcasts originais do Spotify e programa de terceiros.
A expectativa é de que as playlists mudem com o tempo, uma vez que o Spotify ainda experimenta maneiras de apresentá-las. Não está claro como os curadores estão escolhendo os episódios de podcasts – se eles estão criando acordos com empresas para a veiculação ou apenas escolhendo conteúdo que eles mesmos recomendam.
O The Verge também conta que o teste quer melhorar a capacidade de descoberta de podcasts, um problema que assola o setor. Normalmente, os usuários encontram novos podcasts quando escutam falar deles em outros programas. Também não seria surpreendente que, no futuro, o Spotify optasse por usar algoritmos para definir podcasts – especialmente se as listas de reprodução se tornarem personalizadas de acordo com cada usuário.
Desde o início do ano, o Spotify vem investindo pesado em podcasts. Em março, a empresa adquiriu sua 3ª empresa focada em podcasts no período de dois meses. Mais recentemente, o Spotify começou a testar outra playlist de podcasts, mas intercalada com músicas. A lista de reprodução seria voltada para usuários que passam muito tempo dentro de seus carros. A chamada "Seu passeio diário" assumiria a função de uma rádio – a maioria dos episódios de podcast discutiriam o noticiário.
Procurado pelo Canaltech, o Spotify confirmou os testes. "Estamos sempre testando novos produtos e recursos para criar melhores experiências de audição para nossos usuários. Este teste tem como objetivo facilitar a descoberta de novos podcasts pelos usuários, ao mesmo tempo em que oferece aos criadores outro mecanismo para se conectar com novos fãs. Não temos mais informações para compartilhar no momento".