Spotify reformula design da aba de podcasts para atrair mais ouvintes

Por Natalie Rosa | 19 de Fevereiro de 2020 às 11h46
Captura de tela/Natalie Rosa
Tudo sobre

Spotify

Saiba tudo sobre Spotify

Ver mais

Para acompanhar o gigante número de podcasts existentes em sua plataforma, o Spotify apresentou nesta semana um novo design na aba destinada a esse conteúdo. Com a reformulação, o usuário consegue conferir informações sobre seus podcasts preferidos e descobrir novas produções do tipo, sendo possível até mesmo ouvir um "trailer"antes de dar o play definitivo.

O novo layout deixou a aba de podcasts do Spotify muito parecida com o aplicativo Podcasts, da Apple, um dos maiores concorrentes do serviço. Com isso, no entanto, a plataforma espera aumentar a taxa de usuários engajados com esse tipo de conteúdo, que hoje está na casa de 16%.

O que mudou

Entrando em um podcast no Spotify, o usuário confere o título, de quem é o programa, o botão de "Seguir" ou "Seguindo" e, logo abaixo, uma breve descrição com a opção "Ver mais" para o texto completo. Abaixo também está a categoria na qual o podcast se enquadra, seguido dos episódios em ordem cronológica por padrão.

Imagem: Captura de tela/Natalie Rosa

A ordem em que os programas são exibidos também pode ser definida por "Mais antigo a mais novo", além de "Todos os episódios", "Downloads" e "Não reproduzidos". Além disso, podcasts que criarem um trailer de apresentação do seu programa terão essa opção logo abaixo do título, permitindo que os usuários tenham uma pequena amostra do que esperar na hora de ouvir a esse conteúdo.

Imagem: Captura de tela/Natalie Rosa

A outra novidade da reformulação do design dos podcasts no Spotify são as categorias usadas como forma de buscar por conteúdos similares. Se você entrar em um programa de True Crime, por exemplo, clicando nessa categoria você vai conferir outros podcasts sobre o tema.

Atualmente, já são mais de 700 mil podcasts disponíveis no Spotify, dos mais variados temas possíveis. A reformulação do design começou a ser disponibilizada nesta terça-feira (18) a todos os usuários.

Fonte: Tech Crunch

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.