Spotify Jam deixa você ouvir música com amigos em tempo real
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |

O Spotify lançou o recurso Jam, usado para criar sessões em tempo real para ouvir música com amigos. É possível adicionar até 32 pessoas e permitir que os participantes editem a ordem e adicionem novas faixas.
- Spotify começa a usar IA para traduzir podcasts
- Spotify HiFi tem suposto nome e preço vazados antes do lançamento
O novo serviço pode ser criado e acessado de qualquer lugar por assinantes Premium, enquanto usuários da versão gratuita podem receber convites desde que estejam no mesmo local.
Presencialmente, o Spotify envia uma notificação para entrar no grupo para todas as pessoas conectadas à rede Wi-Fi e também permite ingressar por aproximação com o Bluetooth. De forma remota, é possível convidar pessoas por link ou QR Code.
Durante a sessão, o anfitrião pode escolher quem adiciona as músicas e altera a ordem de reprodução. Além disso, o aplicativo também oferece sugestões de acordo com o que as pessoas participantes mais gostam de ouvir.
O Jam é uma opção adicional às ferramentas colaborativas do Spotify: a plataforma de streaming já possui playlists compartilhadas, sessões locais em grupo e a função Blend, para combinar os gostos de duas pessoas. Conforme dados da empresa, mais de 45 milhões de blends já foram gerados mundialmente.
Como usar o Spotify Jam
O recurso foi liberado globalmente para todos os assinantes no aplicativo do Spotify para celulares. Veja como usá-lo:
- Abra um álbum ou playlist no Spotify;
- Selecione o ícone de três pontos;
- Toque em “Iniciar uma Jam”;
- Convide pessoas.
Também é possível criar uma sessão ao tocar no ícone de alto-falante na barra de reprodução para ativar o modo. Caso o Spotify em seu aparelho não mostre a função, tente atualizá-lo ou aguarde alguns dias até a distribuição do recurso.