Spotify agora sincroniza página de livro físico com audiobook; veja como
Por Marcelo Fischer Salvatico • Editado por Bruno De Blasi |

O Spotify anunciou nesta quinta-feira (5) o lançamento do recurso "Page Match", uma ferramenta que permite aos usuários alternar entre a leitura de um livro físico — ou e-book — e a escuta de seu audiobook correspondente.
- Acompanhar letras de músicas no Spotify ficou mais fácil
- Spotify e gravadoras processam o Anna’s Archive por US$ 13 trilhões
A novidade utiliza a câmera do smartphone para escanear a página e sincronizar o áudio no ponto onde a leitura foi interrompida.
A empresa está liberando o recurso gradualmente para dispositivos iOS e Android e deve estar disponível na maioria dos títulos em língua inglesa até o final de fevereiro.
O funcionamento ocorre de duas formas. Para passar do livro para o áudio, o usuário deve pressionar o botão "Scan to listen" no aplicativo e apontar a câmera para o texto que está lendo. O sistema identifica o trecho e oferece a opção de reproduzir a partir daquele ponto.
Já no caminho inverso, do áudio para o livro, o aplicativo orienta o leitor a encontrar a passagem correta no exemplar físico, indicando se é necessário avançar ou retroceder páginas para retomar a leitura visual.
O recurso está disponível para assinantes Premium e do plano Audiobook+ (dentro da alocação mensal de horas), e também para usuários da versão gratuita que adquiriram audiolivros avulsos.
Venda de livros físicos
Além da sincronização de leitura, a plataforma comunicou uma parceria com a Bookshop.org para comercializar livros físicos diretamente através do aplicativo do Spotify. A iniciativa tem previsão de lançamento para a primavera do hemisfério norte nos Estados Unidos e no Reino Unido.
A estratégia visa conectar a descoberta de títulos no streaming com a compra do produto físico, apoiando financeiramente livrarias independentes ligadas à Bookshop.org.
De acordo com o chefe global de audiobooks do Spotify, Owen Smith, a facilidade em descobrir e aproveitar livros aumenta a demanda, posicionando a plataforma como um motor de crescimento para a indústria editorial.
Veja também:
- 5 truques para fazer a bateria do seu celular durar mais no Carnaval
- Tradução do Google Meet é liberada para todas as contas do Workspace
- Gemini atingiu 750 milhões de usuários no último trimestre, revela Google
Ouça o Podcast Canaltech: