Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Spelfie | Projeto oferece "selfies espaciais" por meio de aplicativo gratuito

Por| 21 de Novembro de 2019 às 19h00

Link copiado!

Spelfie | Projeto oferece "selfies espaciais" por meio de aplicativo gratuito
Spelfie | Projeto oferece "selfies espaciais" por meio de aplicativo gratuito

Foto da família é coisa do passado, a nova onda é selfie do espaço.E não, não é brincadeira: você realmente pode tirar uma “selfie” a partir de uma câmera localizada no espaço. Essa é a função do aplicativo Spelfie, que permite que usuários aqui na Terra tirem uma foto do lugar onde estão utilizando as câmeras a bordo dos satélites de observação Airbus Earth - foto essa que o aplicativo chama de "spelfie", que seria uma contração para a expressão "space selfie", ou "selfie do espaço" em português.

Claro, essas câmeras não são potentes o suficiente para realmente tirar uma foto de seu rosto, mas é possível tirar fotos personalizadas de localidades mais ou menos com o mesmo nível de aproximação que se é possível visualizar com os satélites do Google Maps. Assim, essas “selfies espaciais” se tornam ótimas ferramentas para indicar o grau de lotação de ocasiões como passeatas, protestos, comícios, festivais musicais e eventos esportivos.

Outro possível uso é para chamar a atenção mundial para problemas que você acha considera importantes. Foi exatamente com esse objetivo que a primeira spelfie do mundo foi tirada. Revelada no documentário da BBC Saving Our Beautiful Bali, a spelfie mostra uma foto tirada de um grupo de moradores da ilha de Bali, na Indonésia, se juntando para formar a frase “Act Now” (“aja agora”, em inglês) quando vistos do alto. A foto foi tirada com o objetivo de chamar atenção para o problema da poluição causada pelo excesso de plástico jogado ao mar, e que tem afetado não apenas as praias desta ilha como também das regiões costeiras no mundo todo.

Continua após a publicidade

De acordo com Chris Newlands, CEO da Spelfie, a empresa é mais do que um aplicativo: é um movimento de pessoas que querem fazer a diferença no mundo através de imagens compartilhadas pelas redes sociais. Chris acredita que as spelfies têm o poder de gerar interesse mundial por assuntos locais, e pede para que outras pessoas se juntem para batalhar por suas causas através das fotos tiradas por satélite.

Mas, apesar da propaganda, o aplicativo não é tão “instantâneo” quanto se possa imaginar. Para tirar uma spelfie, é preciso abrir o app, onde então serão mostrados uma lista de eventos aprovados que foram marcados por parceiros e patrocinadores da empresa. Depois de confirmar a participação em um desses eventos, é só então comparecer na hora e local marcados e se preparar para a foto tirada pelo satélite, que será enviada no mesmo dia para todos os participantes da ação. E, como as câmeras usadas pelo satélite não consegue atravessar nuvens, é necessário também que o clima colabore com poucas nuvens para que a spelfie não saia toda encoberta.

Ainda que o uso não seja tão simples como parece, a ideia das spelfies pode ser uma boa opção de passatempo, e o app pode ser baixado de forma gratuita tanto para Android quanto para iOS. Você também pode saber mais informações sobre a iniciativa acessando o site oficial da Spelfie.

Fonte: Space.com