Publicidade

Como funciona o Speechify, a extensão do Chrome que transforma textos em áudio

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 13 de Novembro de 2021 às 12h00

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech

Estudar ou acompanhar um ambiente de trabalho 100% virtual às vezes cansa, principalmente quando é necessário lidar com caixas de entrada lotadas ou artigos muito extensos. Talvez, colocar o texto para "tocar" em voz alta pode ajudar — e com ajuda de inteligência artificial, o app Speechify faz literalmente isso.

Trata-se de um aplicativo de OCR (Optical Character Recognition ou, em português, reconhecimento óptico de caracteres) com funções conhecidas como Text-to-Speech ("texto para fala", em português) — algo presente no Google Tradutor, por exemplo. O serviço atua como um assistente de leitura de documentos, páginas web e até redes sociais, ideal para quem não está com muita disposição para encarar textos ao longo de um dia inteiro.

Continua após a publicidade

O destaque também fica para a praticidade da extensão para navegador, compatível com Chrome, Edge, Opera e outros navegadores que usam a tecnologia Chromium. Uma vez ativado, o complemento do Speechify é acionado em qualquer página compatível e permite fazer ajustes (como escolha de idioma e velocidade de reprodução) rapidamente, assim como na versão web dedicada às leituras automatizadas.

Não dá para esquecer também da acessibilidade. Para portadores de deficiência visual, a leitura em monitores ou telas de celular pode ser uma missão impossível — então a leitura automatizada é uma ferramenta indispensável. Esse fator torna a compatibilidade com redes sociais ainda mais importante, já que abre caminho para interações por escrito com amigos e familiares.

Como usar o Speechify

Continua após a publicidade

Se quiser experimentar o Speechify, o processo para embarcar no serviço é bem simples: entre no site oficial da plataforma, faça seu cadastro na experimentação gratuita (não é necessário cartão de crédito) e comece a anexar arquivos ao site. A extensão para navegador pode ser baixada da Chrome Web Store e, logicamente, requer login em uma conta válida para funcionar.

No celular, uma vez que o aplicativo não está disponível na Play Store brasileira, só dá para baixá-lo por meios oficiais no iOS. Nesse caso, seja pelo iPhone ou iPad, acesse a página dedicada do app para fazer o download. Da mesma forma, será necessária uma conta válida para utilizar o serviço.

Speechify é bom para brasileiros?

Embora tenha uma proposta interessante, o Speechify pode não ser tão bom para quem precisa ler textos em português brasileiro. Além de robotizadas, as vozes do app no idioma não acompanham bem o ritmo de leitura, são pouco expressivas e não pronunciam algumas palavras direito.

Continua após a publicidade

Outro grave problema para o público do país é a indisponibilidade do aplicativo para celular a partir da Play Store — ou seja, é exclusivo para iOS por aqui. A restrição regional se torna ainda mais grave se considerar que a maioria dos brasileiros tem celular com o sistema do Google.

Além disso, o Speechify é gratuito somente para testar em textos de até 1,5 mil palavras. Assinar o serviço pode custar até R$ 749,90 ao ano, valor nada atrativo para contratar um aplicativo de leitura automatizada, principalmente se por existir uma série de alternativas mais baratas.

Alternativas ao Speechify

Continua após a publicidade

A proposta do Speechify está longe de ser única e existem vários outros aplicativos (alguns, inclusive, gratuitos) que fazem a mesma coisa — e, às vezes, até com mais qualidade.

Um exemplo legal é a leitura em voz alta do Microsoft Edge, o navegador da Microsoft. Além de já estar presente em todo computador com Windows 10 e Windows 11 direto “da caixa”, a ferramenta é bem mais expressiva que o concorrente Speechify: ela respeita a pontuação, simula entonação de perguntas e pronuncia bem as palavras em português — mesmo que não lide bem com anglicismos ou nomes próprios peculiares.

A lista de opções de aplicativos de leitura em voz alta para celular é bem extensa tanto na Play Store quanto na App Store. Um exemplo famoso da loja do Android é o ReadEra, que acumula mais de 750 mil downloads e tem média de 4,9 estrelas nas notas da comunidade — se esta opção não for tão legal, o Canaltech tem uma lista com nos melhores aplicativos para ler em voz alta, é só clicar e escolher o seu.