Publicidade

SoundCloud ganha feed de descoberta de música estilo TikTok

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Setembro de 2023 às 14h42

Link copiado!

SoundCloud ganha feed de descoberta de música estilo TikTok
SoundCloud ganha feed de descoberta de música estilo TikTok
Tudo sobre SoundCloud

O aplicativo de streaming de música SoundCloud liberou uma nova ferramenta de descoberta que utiliza trechos em vídeos de 30 segundos na posição vertical, no melhor estilo TikTok, para recomendar canções e artistas. O recurso emprega inteligência artificial para selecionar os clipes com base no histórico de preferências de cada usuário.

O serviço testava essa novidade desde março com um pequeno grupo de pessoas nos sistemas Android e iOS. A função chega agora para todo o público com a liberação gradual da nova atualização do app.

Uma nova forma de descobrir músicas

Continua após a publicidade

A nova aba de “Descoberta” do SoundCloud aparece dentro da seção “Feed” do aplicativo com a reprodução de clipes musicais que o usuário pode gostar.

Na interface dessa ferramenta, há a opção de tocar no botão “play” para ouvir a música na íntegra, seguir o artista diretamente a partir da prévia, adicionar a canção em uma playlist e ainda curtir ou comentar o conteúdo.

A IA utilizada pelo app para selecionar e recomendar músicas é fruto do desenvolvimento de um algoritmo pela startup Musiio, adquirida pelo SoundCloud em maio do ano passado.

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

A tecnologia da Musiio faz a curadoria dos materiais e também seleciona os trechos de 30 segundos de cada música para apresentar aos usuários. Os artistas podem, no entanto, fazer isso manualmente e determinar qual parte de suas canções deve ser apresenta na prévia da seção “Discover”.

Vale notar que a ferramenta de descoberta do SoundCloud é similar ao feed infinito de recomendações do YouTube Music, lançado em agosto, que também é inspirado no formato de vídeos curtos do TikTok.