Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Solteiros trocam Tinder por Google Docs para encontrar crushes na internet

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 07 de Agosto de 2023 às 17h27

Link copiado!

(Imagem: Damian Zaleski/Montagem: Kris Gaiato)
(Imagem: Damian Zaleski/Montagem: Kris Gaiato)

Foi-se o tempo em que Tinder ou redes sociais eram as plataformas perfeitas para conhecer o crush ideal: a moda entre solteiros agora é usar o Google Docs. Brincadeiras à parte, uma notícia do The New York Times mostrou que algumas pessoas em busca de pretendentes na internet passaram a substituir os tradicionais apps de relacionamentos por plataformas pouco convencionais, como Docs e Notion.

De acordo com a publicação, os encontros funcionam quase como entrevistas de emprego: a pessoa que quer "se candidatar" para alguém novo precisa enviar um documento com informações, fotos e outros detalhes para tentar chamar a atenção do pretendente.

Continua após a publicidade

Por enquanto, são poucos os adeptos do conceito de "entrevista para date", mas a ideia parece cativar cada vez mais gente. Uma das pessoas que aderiram ao modelo é a engenheira de software Connie Li, entrevistada pelo NYT que, após passar por um término no ano passado começou a procurar por outro parceiro e ficou saturada dos encontros casuais de apps de relacionamento tradicionais.

Então, ela pensou na ideia do currículo para encontros e montou um texto autobiográfico no Notion contando suas preferências, hobbies e outros detalhes importantes da sua personalidade. Li compartilhou o material nas redes sociais e viu a brincadeira virar moda nos comentários.

"Existe algo meio idiota em 'currículos para encontros' que me lembram os primórdios da internet", comentou ao jornal. "Ainda estou nos aplicativos, embora tenha reduzido [o uso] bastante nos últimos meses, pois eles simplesmente não parecem estar funcionando para mim em termos de relacionamentos sérios", complementou.

O "burnout" de apps de namoro

Continua após a publicidade

Segundo o NYT, a ascensão dos encontros pelo Docs surgem à medida que as pessoas ficam mais saturadas de apps de relacionamento tradicionais — o chamado dating burnout.

De acordo com uma pesquisa do Pew Research Center, cerca de 46% dos usuários de apps de relacionamento (a maioria mulheres) disseram ter uma experiência geral negativa em 2022.

Embora os currículos de date sejam basicamente descrições pessoais (algo presente em praticamente todos os aplicativos de relacionamento), o "novo" conceito soa um pouco mais pessoal e intimista, ainda que inusitado. Os documentos montados a mão abrem mais espaço para expressão pessoal, além de tornar o contato bem mais direto.

Uma pessoa com maior conhecimento em edição de documentos pode tornar o próprio currículo amoroso um chamativo para pretendentes, e usar esse dom artístico para atrair mais pessoas.

Continua após a publicidade

Fonte: The New York Times