Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Slack anuncia maior mudança 'da história' em seu layout; veja como fica

Por| 23 de Março de 2020 às 08h00

Link copiado!

Slack/Divulgação
Slack/Divulgação
Tudo sobre Slack

O Slack anunciou que fará uma grande reformulação em seu layout, classificando-o como o maior da história e o que trará mais impacto para os usuários. De acordo com a empresa, tudo será muito mais simples e fácil de ser realizado, pois, haverá uma grande mudança na barra lateral, botão de composição, barra de navegação e demais ajustes pontuais.

"Esta é a maior reformulação da história do Slack. Pegamos muitos dos recursos históricos e os reorganizamos de uma maneira que os torna muito mais aparentes e simples de usar. Esse era o objetivo desse processo", explica Ethan Eismann, vice-presidente de design do Slack, em entrevista ao The Verge. Segundo a empresa, o feedback dos usuários foi importante para que essas mudanças fossem pensadas e realizadas. Para isso, o Slack criou um canal compartilhado entre seus gerentes de produto, engenheiros, designers e cerca de 100 "campeões do Slack" externos que são administradores do Slack ou ajudam a implementar o aplicativo nas empresas. “Eles estavam em um espaço de trabalho, e estávamos em outro, e pudemos implantar esses protótipos neles.

Eles nos deram feedback em tempo real e também começaram a dar feedback e conversar entre si. Foi esse processo interativo de cocriação, com feedback imediato", revela Eismann. Cerca de 30 empresas diferentes participaram e isso permitiu ao Slack entender o impacto das alterações de design quase que imediatamente. Embora a maioria das alterações apareça primeiramente nas versões desktop e Web do Slack, a empresa também está planejando uma reformulação para seu aplicativo móvel nas próximas semanas.

Continua após a publicidade

Barra lateral

O novo desenho do Slack começa com a barra lateral. A maior mudança é que todas as mensagens, canais e aplicativos agora suportam o agrupamento em seções que podem ser recolhidos nessa barra. Isso significa que, se você estiver trabalhando em um projeto que tenha determinados canais e conversas em grupo com mensagens diretas (DM), poderá agrupar todos eles em uma seção útil e arrastá-lo para onde deseja na barra lateral. Infelizmente, o novo recurso de seções da barra lateral estará disponível apenas em planos pagos do Slack, não em versões gratuitas.

Há, também, um novo botão de composição na barra lateral que funciona como uma maneira universal de iniciar uma mensagem em qualquer lugar do Slack. Você pode começar a escrever uma mensagem como DM ou diretamente em um canal do Slack e ele a carregará no histórico de mensagens relevantes na visualização de rascunho antes de clicar em enviar.

Continua após a publicidade

Procurar pessoas, canais e reagir a tópicos e menções sempre foi um pouco complicado no Slack, mas isso também melhorou bastante agora. Há uma nova seção na barra lateral de Pessoas, menções e reações. Agora você poderá ver rapidamente menções, avisos de canal e encontrar pessoas que deseja conversar em particular. Também será possível personalizar a largura da barra lateral e ajustar sua cor com 11 novos temas - mas isso não estará disponível de imediato.

"O design do Slack era mais complicado do que realmente pensávamos", admite Eismann. "Queremos garantir que seja fácil para qualquer pessoa usar o Slack. É importante que o programa seja adaptável à maneira como as pessoas trabalham", conclui.

Barra de navegação

Continua após a publicidade

Outra novidade que o Slack vai ganhar será uma barra de navegação superior. Segundo a empresa, essa ferramenta ajudará os usuários a fazerem pesquisas mais assertivas e, também, alternar entre os canais e conversas privadas. Ela também suportará atalhos de teclado ou botões do mouse que você usaria normalmente para navegar de volta em um navegador da web.

Outras mudanças

Em outros lugares, o Slack também está recebendo pequenas alterações na interface do usuário para limpar os painéis de detalhes do canal, menus, preferências e até mesmo um aumento no espaçamento. Tudo isso deve resultar em um aplicativo Slack que parece um pouco mais fácil de usar e é menos confuso.

Todas as novas alterações nas versões desktop e web começam a ser implementadas hoje, mas, inicialmente, para novos usuários. Com a pandemia do novo coronavírus e o aumento substancial de pessoas trabalhando de casa, a empresa utilizará esses trabalhadores para implementar as mudanças. Para usuários antigos, as mudanças devem aparecer em algumas semanas.

Continua após a publicidade

Fonte: The Verge