Seu WhatsApp só recebe mensagens quando aberto? Veja como resolver

Seu WhatsApp só recebe mensagens quando aberto? Veja como resolver

Por Felipe Freitas | 02 de Novembro de 2020 às 14h00
Felipe Freitas/Canaltech

O WhatsApp (Android | iOS | Web) conhecido por seu serviço de mensagens instantâneas, pode ser muitas vezes a forma mais rápida de se comunicar outra pessoa. Nesse sentido, o aplicativo ao longo do tempo fez diversos avanços trazendo mais ferramentas para seus usuários.

Atualmente, além da plataforma ser rápida e simples para conversar tanto por mensagens como por áudio e vídeo, é possível até mesmo gerenciar um negócio através do WhatsApp utilizando uma conta comercial.

No entanto, existem algumas situações que podem afetar a experiência do usuário com a plataforma. Suas mensagens só estão chegando quando você abre o WhatsApp? A seguir em nossa matéria, aprenda como solucionar o recebimento de mensagens e notificações em seu celular.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

WhatsApp só recebe mensagens quando aberto? Veja como resolver

Existem alguns fatores que podem estar “atrapalhando” o recebimento de mensagens e notificações em seu WhatsApp como instabilidade de conexão com a internet, ou até mesmo uma instabilidade do serviço do WhatsApp.

Ainda que essa informação possa parecer explícita, problemas com a internet são comuns e podem passar despercebidos durante o dia-a-dia. Mas caso o problema persista e foi identificado que não se trata de uma instabilidade de conexão.

Pode ser que seu WhatsApp não esteja funcionando em segundo plano. Ao abrir ou fechar o aplicativo, alguns processos do WhatsApp continuam a funcionar para garantir o recebimento de mensagens e o envio de notificações. Saiba como ativar o uso do WhatsApp em seguindo plano em dispositivos Android e iOS.

Como verificar se seu WhatsApp está recebendo mensagens e notificações no Android 10 

Passo 1: em suas configurações, toque em "Aplicativos;

Acesse a categoria "Aplicativos" - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Passo 2: procure pelo WhatsApp em sua lista de aplicativos e então toque nele;

Toque em "WhatsApp" - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Passo 3: em seguida, após verificar se suas notificações estão ativas, toque em "Dados móveis" para acessar o uso de dados do aplicativo;

Acesse a opção "Dados Móveis" - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Passo 4: por fim, basta ativar a opção "Permitir uso de dados em segundo plano", para que seu WhatsApp possa procurar e receber mensagens mesmo quando o aplicativo estiver fechado em primeiro plano.

Marque a opção "Permitir uso de dados em segundo plano" - (Captura: Canaltech/Felipe Freiitas)

Como verificar se seu WhatsApp está recebendo mensagens e notificações no iOS 14

Passo 1: em sua página inicial, acesse seus "Ajustes";

Acesse "Ajustes" - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Passo 2: então role a página para baixo, até encontrar o aplicativo do WhatsApp;

Em sua lista de aplicativos, toque no "WhatsApp" - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Passo 3: ao acessar as configurações de aplicativo, verifique se as opções "Rede Local" e "Dados Celulares" estão ativadas. Em seguida, toque em "Notificações";

Acesse a opção "Notificações" - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Passo 4: por fim, verifique se a opção "Permitir Notificações" está ativada, você também pode marcar suas opções de alerta para receber notificações em diferentes telas de seu iPhone.

Ative a opção "Permitir Notificações" - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Pronto! Agora você sabe como fazer seu WhatsApp voltar a receber mensagens em segundo plano.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.