Sem climão: Instagram deixará você sair dos melhores amigos de outra pessoa
Por Marcelo Fischer Salvatico • Editado por Bruno De Blasi | •

A Meta confirmou que está desenvolvendo um novo recurso para o Instagram que permitirá aos usuários se removerem da lista de "Amigos Próximos" — também conhecido como “Melhores Amigos” — de terceiros.
- Julgamento histórico: Meta e YouTube respondem por vício em redes sociais
- 'Fortaleza' no WhatsApp: como funciona modo mais rigoroso de privacidade do app
A novidade tem como objetivo corrigir a dinâmica atual da plataforma em que apenas o criador da lista possui controle sobre quem visualiza o conteúdo restrito.
A empresa informou ao portal TechCrunch na última sexta-feira (30) que a ferramenta ainda está em fase inicial de desenvolvimento e não foi liberada para testes públicos.
Desde o lançamento do recurso em 2018, usuários adicionados a listas de terceiros não possuem uma maneira oficial de optar por sair, o que pode gerar situações desconfortáveis em contextos de pouca intimidade.
Como deve funcionar a saída
Mesmo que a Meta não tenha liberado uma versão de testes, o funcionamento da ferramenta foi antecipado pelo vazamento de um protótipo identificado pelo engenheiro reverso Alessandro Paluzzi. Segundo as imagens divulgadas, o aplicativo exibirá uma mensagem de aviso antes de confirmar a ação.
A plataforma alertará explicitamente que, ao sair da lista, o usuário deixará de visualizar os Stories e postagens do Close Friends daquela pessoa.
O aviso também esclarece que o acesso ao conteúdo restrito só será retomado caso o dono do perfil adicione o usuário novamente à lista.
A “gambiarra” atual para sair da lista
Enquanto a função nativa não chega, quem se sente incomodado por estar em uma lista de “Melhores Amigos” indesejada precisa recorrer a métodos pouco práticos ou drásticos.
Como não há um botão de saída, a única forma de ser removido efetivamente hoje é deixar de seguir a pessoa e segui-la novamente. Essa ação, no entanto, remove o usuário da lista, mas pode gerar desconforto social ao enviar uma nova notificação de "seguir" para o contato.
A alternativa mais comum — e menos agressiva — utilizada atualmente é silenciar os Stories do contato específico. Embora isso impeça que o círculo verde apareça com destaque no topo do feed do usuário, tecnicamente ele permanece na lista restrita.
Isso mantém a "falsa" percepção para o criador do conteúdo de que aquela pessoa ainda está consumindo ou tem acesso às suas publicações mais íntimas.
Disputa com concorrentes
A implementação da nova ferramenta alinharia o Instagram a competidores diretos. O Snapchat, por exemplo, já permite que usuários deixem grupos de postagens privadas de terceiros.
Além do ajuste nos Amigos Próximos, a Meta informou que também planeja testar novos modelos de assinatura que ofereceriam acesso a recursos exclusivos e controles de audiência mais avançados no Instagram, Facebook e WhatsApp. Até o momento, a companhia não divulgou detalhes específicos desses planos.
Veja também:
- Threads se torna nova fonte de dinheiro em ano de gastos históricos da Meta
- 8 prompts para transformar o Gemini em assistente de estudos para 2026
- YouTube libera verificação de idade com IA no Brasil; saiba como funciona
Ouça o Podcast Canaltech: