Samsung vai acabar com um dos apps preferidos dos usuários no Android
Por Marcelo Fischer Salvatico |

A Samsung confirmou que vai encerrar o aplicativo Samsung Messages em julho de 2026. O anúncio foi feito por meio de um comunicado oficial publicado no site da empresa, que orientou os usuários a migrarem para o Google Messages.
O fim do app não é surpreendente: há alguns anos, a Samsung adotou o Google Messages como aplicativo padrão de mensagens nos celulares, tablets e wearables da linha Galaxy.
A descontinuação do Samsung Messages formaliza essa transição, que acontecia gradualmente.
Usuários com dispositivos rodando Android 11 ou versões anteriores não são afetados pelo encerramento do serviço, segundo o comunicado da Samsung.
O que muda para quem ainda usa o Samsung Messages
Quem ainda utiliza o aplicativo original da Samsung precisará fazer a troca manualmente.
O processo é simples: basta baixar o Google Messages pela Play Store, abrir o app e definir como padrão de SMS quando solicitado.
Em aparelhos com Android 12 ou 13, o ícone do Google Messages pode não aparecer automaticamente na barra inferior da tela inicial, e é necessário arrastá-lo manualmente pela página de aplicativos.
Além disso, a sincronização de mensagens com Galaxy Watch só funciona em relógios com Wear OS, ou seja, modelos anteriores ao Galaxy Watch 4 ficam de fora.
O que o Google Messages oferece além do SMS
Com a transição, os usuários terão acesso a recursos que o Samsung Messages não oferecia. O Google Messages suporta RCS, protocolo que permite envio de fotos e vídeos em alta qualidade, confirmação de leitura, indicador de digitação e chats em grupo, compatível tanto com Android quanto com iOS, dependendo da operadora e região.
O app também inclui detecção de spam e golpes via inteligência artificial, exclusão automática de mensagens com senhas temporárias (OTPs) após 24 horas e funcionalidades do Gemini, como respostas sugeridas e remix de imagens.
A sincronização entre dispositivos (celular, tablet, smartwatch e navegador de computador) é feita pelo Google Account.