SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Retrospectiva Spotify Wrapped de 2022 já está disponível

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 30 de Novembro de 2022 às 10h00

Link copiado!

Caio Carvalho/Canaltech
Caio Carvalho/Canaltech
Tudo sobre Spotify

Chegou a tão aguardada Retrospectiva Spotify de 2022. Nesta quarta (30), a plataforma de streaming liberou a revisão anual personalizada para todos os assinantes do serviço, destacando músicas, artistas, álbuns e gêneros musicais mais escutados ao longo ano em grande estilo.

O Spotify Wrapped deste ano segue a mesma linha já conhecida de outros anos: cada usuário confere os principais destaques dos últimos meses no serviço de streaming, incluindo músicas e podcasts. No app, o usuário conferirá o conteúdo em um formato similar aos Stories do Instagram, com cards separando cada um dos temas ressaltados pela plataforma, tais como músicas e álbuns favoritos, artistas mais escutados e gêneros que mais gosta.

Como ver a sua Retrospectiva Spotify 2022

Continua após a publicidade

Caso o botão do Spotify Wrapped 2022 ainda não tenha aparecido para você no aplicativo para Android ou iOS, faça o seguinte:

  1. Usando o celular, acesse o site oficial da Retrospectiva Spotify;
  2. Logado em sua conta do Spotify, clique sobre o botão "Baixe o Spotify";
  3. Isso deve abrir o aplicativo do Spotify em seu dispositivo já com a retrospectiva carregada.

Assim como nos anos anteriores, a Retrospectiva Spotify 2022 gera uma playlist com as 100 músicas mais ouvidas por você durante todo o ano.

Continua após a publicidade

Novidades da edição 2022

Além do que os usuários do Spotify já conhecem de outros anos, a edição 2022 da retrospectiva trouxe ainda cinco novidades:

Personalidade Sonora

Com o recurso "Sua Personalidade", os ouvintes poderão conferir quais dos 16 tipos diferentes de personalidade sonora se enquadram com base nas tendências do ano. Dentro desses perfis montados pelo Spotify há características que descrevem as preferências musicais de cada pessoa, como fãs assíduos de artistas específicos, descobridores de tendências ou ouvintes recorrentes de música estrangeira.

Continua após a publicidade

Audioday

O Audioday é outra funcionalidade que dá mais personalidade ao padrão de consumo do ouvinte. Com ela, o assinante poderá conferir como sua preferência musical varia conforme o horário do dia.

Continua após a publicidade

Mais agradecimento especial de artistas

Em uma expansão da função criada em 2021, há novas mensagens de artistas na Retrospectiva Spotify. O recurso permite conectar fãs com mais de 40 mil artistas em vídeos pré-gravados, seguidos pela música mais ouvida do músico em questão este ano. Ouvintes de Taylor Swift, Billie Eilish, J Balvin e Maneskin, por exemplo, podem esperar pela surpresa.

Mais opções de compartilhamento

Ampliando o potencial social da retrospectiva musical, o Spotify incluiu um atalho para compartilhar os cards do Wrapped via mensagens no WhatsApp, no Instagram ou no Facebook Messenger. Os usuários do Snapchat também poderão desbloquear uma lente personalizada para refletir sua Personalidade Sonora.

Continua após a publicidade

Retrospectiva no Roblox

A Retrospectiva Spotify deste ano não será limitada ao aplicativo, já que chega também ao Roblox. A Ilha Spotify incluída na plataforma está recheada de missões, jogos, produtos virtuais e cabines de fotos para que ouvintes possam posar ao lado de seus artistas favoritos, incluindo nomes como Bizarrap, Black Sherif, CRO, Eslabon Armado, Miranda Lambert, NIKI e Tove Lo.